Uma cidade de azulejos | conheça São Luís, Brasil

Newsletter

Em São Luís Brasil , no nordeste do país, uma pequena ilha constitui um ponto quase imperceptível no mapa continental. Situada no estado do Maranhão, São Luís é o lar de histórias, lendas e crenças que vão de serpentes encantadas à carruagens com fantasmas.

São Luís Brasil azulejosFundada por franceses em 1612, a cidade foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1995. Entre outros motivos, por seu conjunto arquitetônico, sua cultura e suas belezas naturais.

São Luís Brasil | Cidade de azulejos

São Luís possui em seu Centro Histórico cerca de 5.600 propriedades, que compõem um acervo arquitetônico riquíssimo, marcado azulejos São Luís Brasilpelo revestimento de azulejos portugueses, o que deu à cidade o título de Cidade dos Azulejos.

Com destaque para peças vindas de Coimbra, Porto e Lisboa, os casarões, chamados solares, construídos e habitados por famílias ricas ainda conservam alguns dos azulejos originais. Entretanto, o que era para ser protegido e preservado muitas vezes é alvo da ação de vândalos e do descaso do poder público.

Apesar disso, os azulejos de São Luís impressionam por sua beleza.

Saiba como conservar o património azulejar no curso online.

Beco Catarina Mina, em São Luís Brasil

Beco Catarina Mina, em São Luís Brasil.

São Luís Brasil | a função dos azulejos

A utilização dos azulejos nos solares ludovicenses tinha dupla função. No inverno, funcionava como um isolante térmico, ao passo que no verão amenizava o calor e protegia a casa da umidade.

Fachada de casarão em São Luís, MA

Fachada de casarão em São Luís, MA


Centro Histórico, São Luís Brasil

Centro Histórico, São Luís.

Para conhecer melhor a Cidade de azulejos

Conheça também o livro Varandas de São Luís, Gradis e Azulejos, de Olavo Pereira da Silva, que pode ser acessado gratuitamente AQUI

Este guia pretende – mais que indicar roteiros de visita ao leitor – registrar as peculiaridades da arquitetura tradicional que caracteriza a capital maranhense e cujos ícones mais valorizados são, entre outros, seus tão diversos e sofisticados azulejos e
gradis, bem como as varandas inteiriças que passaram a atribuir aos sobrados tradicionais um novo espaço de conforto, ventilação e
intimidade, como nos revelam as pesquisas do arquiteto Olavo Pereira da Silva f.

Rute-Ferreira

Rute Ferreira

Sou professora de Arte, com formação em Teatro, História da Arte e Museologia. Também sou especialista em Educação à Distância e atuo na educação básica. Escrevo regularmente no blog do Citaliarestauro.com e na Dailyartmagazine.com.  Acredito firmemente que a história da arte é a verdadeira história da humanidade.

Cursos e e-books da autora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu