Paul Cézanne | 19 de Janeiro de 1839 – 22 de Outubro de 1906

Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence, a 19 de Janeiro de 1839. Vamos conhecer um pouco dos seus conceitos  que foram fundamentais para as inovações artísticas do Sec. XX, nomeadamente para o movimento cubista.

Autora do texto: Yolanda Silva

Estrutura das obras de Cézanne

O artista focava-se na exploração da estrutura formal subjacente das naturezas-mortas, retratos e paisagens. Em vez de descrever a impressão geral de uma cena, nas suas pinturas, Cézanne procurou articular a organização subjacente da paisagem e sugeriu que esta é construída a partir de componentes geométricos simples.

Paul_Cezanne_-_Mont_Sainte-Victoire_and_Château_Noirweb

O Monte de Sainte-Victoire e o Château Noir (c. 1904-06), Paul Cézanne (Museu de Arte de Bridgestone, Japão). 

Numa famosa citação de uma carta ao pintor simbolista Émile Bernard, Cézanne explica:

«Tudo na Natureza se modela como esferas, cones e cilindros. Devemos aprender a pintar baseados nestas formas simples e só depois seremos capazes de fazer tudo quanto quisermos.»

Fazia uso nas suas pinturas da criação de planos de cor de formas geométricas simples. Criava assim uma união coesa entre as figuras em primeiro plano e os elementos de fundo, articulando superfície e profundidade.

Paul_Cézanne_-_Bathers_(Les_Grandes_Baigneuses)web

As Banhistas (c.1894-1905), Paul Cézanne (National Gallery, Londres – Reino Unido).

São particularmente conhecidas as suas paisagens e representações da Natureza.

Segue um estilo analítico, procurando representar a Natureza através de linhas, planos e cores ordenados num determinado modo. O pintor apresenta-nos imagens tridimensionais, criando a perspectiva através da justaposição de cores quentes com cores frias.

As suas paisagens raramente apresentam a forma humana porque o seu interesse reside em explorar as propriedades visuais das formas e das cores e respectivo inter-relacionamento.

Inovação e influência

Cézanne será, possivelmente, o mais influente dos artistas Pós-Impressionistas, sendo o responsável por forjar uma ligação entre o Impressionismo e o Cubismo.

As suas inovações foram imensamente influentes para os mestres da Modernidade, como Henri Matisse e Pablo Picasso. Este último considerou-o mesmo como «o pai de todos nós».

Quer conhecer melhor Paul Cézanne e o Pós Impressionismo?

Curso online Pós Impressionismo

Conheça os movimentos e artistas que mudaram a história da arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu