Assunção de Maria | como é representada na arte?

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A Assunção de Maria é um episódio amplamente presente na arte ocidental em diversas épocas. Representa Maria, mãe de Jesus, a ser elevada aos céus por anjos, vestida de azul e branco simbolizando a sua pureza e rodeada de flores. Os apóstolos assistem ao momento da Assunção.

Neste artigo iremos ver o que significa a assunção de Maria, como foi representada por grandes artistas e qual a iconografia associada a este episódio.


Autora do texto: Yolanda Silva, autora do curso online Iconografia (Jesus e Maria).

Imagem de capa: Assumption of Virgin (detalhe), Peter Paul Rubens, 1616, Museus Reais de Belas-Artes da Bélgica.

Fonte das imagens: Wikiart


A Assunção de Maria

Esta cena não se encontra em nenhum texto, apócrifo ou canónico. É no entanto celebrada e representada amplamente na história da arte.

A tradição conta que, depois da morte de Maria, os Apóstolos depositaram o seu corpo num sepulcro e permaneceram junto a ele por três dias. Todavia, quando voltaram ao sepulcro para adorá-la, encontraram o túmulo vazio, apenas com os panos do sudário.

Como é representada

Alguns artistas escolhem representar os Apóstolos a olhar para o túmulo vazio, com espanto. Outros, representam-nos a assistir ao momento da Assunção de Maria aos céus.

O sepulcro pode ser representado completamente vazio, com apenas os panos ou com flores no lugar do corpo de Maria. As flores são aquelas atribuídas à Virgem: lírios, açucenas ou rosas.

Assunção de Maria Rubens

Diferença entre a Assunção de Maria e a Ascensão de Jesus

É importante compreender a diferença entre a assunção de Maria e a ascensão de Jesus, daí o uso de duas palavras diferentes.

À primeira vista, as cenas são muito similares e ambas significam «elevação».

No entanto, observando cada representação, vemos que, no caso de Jesus, este eleva-se sozinho, porque é Deus; Maria é elevada, assumida aos céus por anjos e nuvens. Por isso, por tradição, designa-se a elevação de Maria como Assunção e a de Jesus como Ascensão.

assunção de Maria Carracci

Ressureição de Jesus Ticiano

Dormição da Virgem

Ao momento anterior à Assunção, designa-se, geralmente, por Dormição da Virgem e retrata, na sua essência, o depositar do seu corpo no sepulcro e o momento de lamentação dos Apóstolos.

A tradição da Igreja convencionou chamar-se Dormição à morte da Virgem, para que se entenda que, ao contrário de Jesus, ela não ressuscitou, ela foi elevado ao céu em vida.

dormição da virgem por El Greco

Dormição de Maria

A morte da Virgem de Caravaggio

Quadro A Morte da Virgem, de Cravaggio

“A Morte da Virgem” feita sob a encomenda para uma igreja de Siena, foi recusada por contrariar o dogma da assunção de Maria e por retratá-la de vestido vermelho.

Morte da Virgem é uma pintura a óleo realizada entre 1604 e 1606 (ou 1602) pelo pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio. A obra está preservada no Museu do Louvre, em Paris.

Leia o artigo de análise da obra Morte da Virgem de Caravaggio.

Iconografia da representação da Assunção de Maria

Personagens principais envolvidas

Maria (no sepulcro ou a ser levada para o céu), os Apóstolos, anjos / querubins. capa curso iconografia

Descrição

Maria pode estar ainda a subir aos céus, e os Apóstolos olham para o sepulcro, ou assistem. O túmulo pode estar vazio, com os panos ou com flores.

Representa-se Maria a ser levada aos céus pelos anjos, com nuvens, por vezes, sendo coroada por Jesus, no céu.

Elementos iconográficos relevantes

Sepulcro vazio ou repleto das flores atribuídas a Maria: lírios, açucenas e rosas.

Maria é impulsionada aos céus por anjos e nuvens.

Coroação: reconhecimento da sua devoção.

Referências

Não consta de nenhuma fonte escrita.


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