Antoni Gaudí – o excêntrico arquiteto, nascido em 1852, que mudou a face de Barcelona

Newsletter

[sibwp_form id=1]

Neste artigo conheça Antoni Gaudí um dos mais admiráveis arquitetos da história e que mudou a face da Cidade de Barcelona.

Contém uma apresentação com as mais importantes obras de Gaudí.

"Espreite" um pequeno excerto do curso A história da arte a partir de curiosidades e factos insólitos e conheça este admirável arquiteto.

ANTONI GAUDÍ

Quem foi Antoni Gaudí

Antoni Gaudí nasceu em 1852 em Reus, na Catalunha, mas foi em Barcelona que estudou arquitetura, viveu e trabalhou, o que justifica a presença da maior parte da sua obra nessa cidade.

Em Barcelona distinguiu-se rapidamente dos outros arquitetos devido ao seu talento, à sua criatividade inesgotável e ao caráter inovador aliado à tradição.

Estas caraterísticas despertaram a atenção da burguesia catalã, ficando com os seus melhores clientes, entre eles o empresário Eusebi Güell i Bacigalupi, abastado comerciante têxtil.

O Park Güell

Originalmente destinado a ser uma urbanização, foi concebido pelo arquiteto Antoni Gaudí, por encomenda do empresário Eusebi Güell. Foi construído entre 1900 e 1914.

Antoni Gaudí Park Guell

No entanto, o início da sua carreira, ao contrário do que se possa pensar, não era promissor quando o arquiteto catalão se graduou na universidade com a nota mais baixa, um simples ”aprovado”.

O diretor Elies Rogent questionou «Não sei se aprovamos um louco ou um génio

A nova estética

Foi o criador duma estética própria opulenta que desenvolveu – gaudiniana -, baseada na técnica do trencadís.

Composição de elementos cerâmicos fragmentados aplicada nas fachadas movimentadas das suas construções.

Atribuía uma aparência original, texturada, colorida e às quais o observador fazia inúmeras associações, típico do Modernismo espanhol.

Trencardi

A junção destes elementos com a sua inspiração na natureza (linhas sinuosas), os pormenores góticos e mouriscos, a utilização de materiais tradicionais e reciclados, desafiando o equilíbrio e a harmonia, faziam de Antoni Gaudí um arquiteto inovador e excêntrico.

Ele entendia a arquitetura como uma arte total e escultórica, dedicando toda a sua atenção até aos mais pequenos pormenores.

Tornou-se num génio da arquitetura que embelezou Barcelona .

Tal como lhe foi pedido, deu-lhe um novo estilo que refletisse e enfatizasse a identidade catalã, distinguindo-se e autonomizando-se política e regionalmente de Madrid.

Na apresentação conheça algumas das mais emblemáticas obras de Gaudí

Antoní Gaudi

A basílica Sagrada Familia de Gaudí

Antoni Gaudí Sagrada familiaNo curso online A história da arte a partir de curiosidades e factos insólitos vai ainda conhecer a Basílica da Sagrada Família.

Embora ainda inacabada, este monumento constitui um extraordinário legado para a Cidade de Barcelona e para a história da arquitetura.

Objetivos deste curso online

No final deste história da arte online os participantes ficarão a conhecer curiosidades insólitas da História da Arte que envolvem os seus artistas e obras.

  • Dar a conhecer a história da arte desde a Idade Antiga à Idade contemporânea a  partir de aspetos normalmente desconhecidos.
  • Fornecer pistas de pesquisa e estudo para os interessados em temas relacionados com a história da arte .
  • Dar ideias a docentes, técnicos de turismo cultural, agentes culturais ou outros profissionais sobre formas de ensino / comunicação apelativas através da curiosidade.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica e apelativa a todos quantos se interessam por história da arte.

Newsletter

[sibwp_form id=1]

Menu