Antoni Gaudí – o excêntrico arquiteto, nascido em 1852, que mudou a face de Barcelona

Newsletter

Neste artigo conheça Antoni Gaudí um dos mais admiráveis arquitetos da história e que mudou a face da Cidade de Barcelona.

Contém uma apresentação com as mais importantes obras de Gaudí.

"Espreite" um pequeno excerto do curso A história da arte a partir de curiosidades e factos insólitos e conheça este admirável arquiteto.

ANTONI GAUDÍ

Quem foi Antoni Gaudí

Antoni Gaudí nasceu em 1852 em Reus, na Catalunha, mas foi em Barcelona que estudou arquitetura, viveu e trabalhou, o que justifica a presença da maior parte da sua obra nessa cidade.

Em Barcelona distinguiu-se rapidamente dos outros arquitetos devido ao seu talento, à sua criatividade inesgotável e ao caráter inovador aliado à tradição.

Estas caraterísticas despertaram a atenção da burguesia catalã, ficando com os seus melhores clientes, entre eles o empresário Eusebi Güell i Bacigalupi, abastado comerciante têxtil.

O Park Güell

Originalmente destinado a ser uma urbanização, foi concebido pelo arquiteto Antoni Gaudí, por encomenda do empresário Eusebi Güell. Foi construído entre 1900 e 1914.

Antoni Gaudí Park Guell

No entanto, o início da sua carreira, ao contrário do que se possa pensar, não era promissor quando o arquiteto catalão se graduou na universidade com a nota mais baixa, um simples ”aprovado”.

O diretor Elies Rogent questionou «Não sei se aprovamos um louco ou um génio

A nova estética

Foi o criador duma estética própria opulenta que desenvolveu – gaudiniana -, baseada na técnica do trencadís.

Composição de elementos cerâmicos fragmentados aplicada nas fachadas movimentadas das suas construções.

Atribuía uma aparência original, texturada, colorida e às quais o observador fazia inúmeras associações, típico do Modernismo espanhol.

Trencardi

A junção destes elementos com a sua inspiração na natureza (linhas sinuosas), os pormenores góticos e mouriscos, a utilização de materiais tradicionais e reciclados, desafiando o equilíbrio e a harmonia, faziam de Antoni Gaudí um arquiteto inovador e excêntrico.

Ele entendia a arquitetura como uma arte total e escultórica, dedicando toda a sua atenção até aos mais pequenos pormenores.

Tornou-se num génio da arquitetura que embelezou Barcelona .

Tal como lhe foi pedido, deu-lhe um novo estilo que refletisse e enfatizasse a identidade catalã, distinguindo-se e autonomizando-se política e regionalmente de Madrid.

Na apresentação conheça algumas das mais emblemáticas obras de Gaudí

Antoní Gaudi

A basílica Sagrada Familia de Gaudí

Antoni Gaudí Sagrada familiaNo curso online A história da arte a partir de curiosidades e factos insólitos vai ainda conhecer a Basílica da Sagrada Família.

Embora ainda inacabada, este monumento constitui um extraordinário legado para a Cidade de Barcelona e para a história da arquitetura.

Objetivos deste curso online

No final deste história da arte online os participantes ficarão a conhecer curiosidades insólitas da História da Arte que envolvem os seus artistas e obras.

  • Dar a conhecer a história da arte desde a Idade Antiga à Idade contemporânea a  partir de aspetos normalmente desconhecidos.
  • Fornecer pistas de pesquisa e estudo para os interessados em temas relacionados com a história da arte .
  • Dar ideias a docentes, técnicos de turismo cultural, agentes culturais ou outros profissionais sobre formas de ensino / comunicação apelativas através da curiosidade.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica e apelativa a todos quantos se interessam por história da arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu