Quando alguém diz surrealismo, aposto que uma das primeiras coisas que vem à mente é o nome do artista Salvador Dalí , certo?
É natural, pois Salvador Dalí estabeleceu-se na história da arte como um dos pintores mais prolíficos desse estilo, ao lado da belga Renè Magritte e do francês André Breton.
Hoje, quero apresentar meu trabalho favorito de Salvador Dalí, o Toureiro Alucinógeno.
Este artigo contém 2 vídeos: O Toureiro Alucinógeno e A Aventura Surrealista.
Aprenda a conhecer a arte surrealista , a sua origem e movimentos que lhe deram origem, enquadramento histórico e as diversas vertentes do surrealismo.
CURSO ONLINE - Compreender a arte surrealista.
“O Manolete”
Duas Vénus de Milo ocupam o lado direito da imagem, onde nosso olhar é imediatamente atraído.
Mas se prestar um pouco mais de atenção, perceberá que os corpos e as roupas das duas imagens da deusa grega realmente formam o rosto de um homem.
Com a cabeça levemente inclinada para a direita, ele veste uma camisa branca e uma gravata verde e tem um lenço vermelho no ombro.
É um toureiro, provavelmente Manuel Laureano Sanchez, “O Manolete”, um toureiro que ficou famoso em Espanha na década de 1940 e morreu após ser atacado por um touro em 1947 – um evento que chocou o mundo das touradas da época.
O touro moribundo
Uma explosão de cores chama nossa atenção para o canto inferior esquerdo.
Olhe novamente, é um touro moribundo.
O sangue que sai da boca forma um rio no qual alguém flutua numa balsa amarela.
Em torno do touro moribundo voam vários insetos. Pode ver que eles aparecem noutro lugar da pintura?
E Vénus, cuja imagem Dalí repetiu nada menos que 28 vezes!
Gala, a musa de Salvador Dalí
O espaço ao fundo, onde estão localizadas a maior parte das Vénus, é uma arena de touradas – é aí que toda a ação acontece.
Olhe para o canto esquerdo: há um rosto de mulher. É Gala, a esposa de Salvador Dalí e a musa de muitas de suas obras.
Ao contrário de outras pinturas, no entanto, em que Gala aparece com um semblante suave, neste trabalho a sua expressão é séria e rígida, quase impassível.
Gala odiava touradas e talvez Dalí tivesse visto a mesma expressão centenas de vezes no rosto de sua esposa quando ele mencionava esse evento.