Vamos olhar para mais uma das mais conhecidas representações de Jesus na arte: Ecce Homo
Ecce Homo
Sec. XV, Mestre português anónimo
“Ecce Homo” terão sido as palavras que Pôncio Pilatos pronunciou quando apresentou Jesus perante a multidão, segundo João (19.5).
Esta cena tem sido representada ao longo da história da arte ocidental e constitui um dos ícones do período pascal cristão.
Pedimos novamente à colega Yolanda Silva que nos ajudasse a identificar esta representação, a sua origem e simbologia.
Ecce Homo | Coroação de Espinhos
Personagens principais envolvidas
Jesus; soldados romanos; por vezes, Pilatos.
Descrição
Jesus é apresentado a Pilatos para ser condenado e depois é ridicularizado e açoitado pelos soldados romanos.
Os soldados vestem-no com um manto púrpura e colocam-lhe na mão uma cana e na cabeça uma coroa de espinhos. Ajoelhando-se perante a sua figura, continuam o vexame chamando-o de rei dos Judeus.
A cena do Ecce Homo tornou-se mais frequente a partir do século XVI.
Antonio Ciseri (1821-1891)
Elementos iconográficos relevantes
Jesus vestido com manto púrpura, cana na mão e coroa de espinhos na cabeça.
Por vezes, atado a uma coluna (representando a flagelação anterior).
Pretende suscitar a compaixão e o arrependimento.
Caravaggio (1571-1610)
Referências
Ecce Homo: João 19, 5.
Mateus 27, 27-31; Marcos 15, 16-20.
Atributos da cena da coroação: João 19, 2.
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Créditos das imagens:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecce_homo#/media/File:Eccehomo1.jpg; https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecce_homo#/media/File:CaravaggioEcceHomo.jpg, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ecce_Homo_-_Anonymous_Portuguese_Master_-_Museu_de_Set%C3%BAbal.jpg,
Do curso Iconografia (Jesus e Maria)