a minha Pátria é a Língua Portuguesa | 5 de maio – dia internacional da língua portuguesa

Newsletter

a minha Pátria é a Língua Portuguesa  Fernando Pessoa, Livro do Desassossego (Bernardo Soares).

Pode descarregar o Livro do Desassossego mais adiante, neste artigo.


Dia Internacional da Língua Portuguesa

A UNESCO reconheceu em 2020 o dia 5 de maio como o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Em 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, instituiu o 5 de maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Cplp.

O Português é língua oficial de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

É também língua oficial da Região Administrativa Especial da Macau, na China.

O primeiro ministro de Portugal sublinhou que é “a língua oficial de 260 milhões de pessoas,e a mais falada no hemisfério Sul”. E realçou ainda que a língua portuguesa vai ter “um forte crescimento”, prevendo-se que, no “final do século, serão 500 milhões” a falá-la, tornando-a uma “língua cada vez mais global”.

Segundo o Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Iilp, existem pelo menos 7 milhões de pessoas que falam português e vivem fora de seus países de origem, na diáspora.

Desde 2008, a Cplp formalizou uma estratégia de promoção da língua portuguesa chamada de “internacionalização” do idioma para aumentar o número de pessoas que falam português no mundo como língua materna, estrangeira ou de herança.

Segundo agências de notícias, os países da Cplp esperam agora que com a decisão da Unesco de conferir um Dia Mundial ao português, aumente o interesse pelo idioma em áreas não-lusófonas, vendo crescer o poder de influência do português e dos países de língua portuguesa no cenário internacional.

Fonte: página da Unesco


a minha Pátria é a Língua Portuguesa

As palavras de Fernando Pessoa ” a minha Pátria é a Língua Portuguesa “, do Livro do Desassossego, pelo seu heterónimo Bernardo Soares, são justamente as que nos vêm à ideia neste dia.

A @citaliarestauro homenageia os mais de 260 milhões de falantes de língua portuguesa partilhando O Livro do Desassossego.

Livro do Desassossego


1 Comentário. Leave new

  • Hi there, I enjoy reading through your article post.
    I wanted to write a little comment to support you.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu