a minha Pátria é a Língua Portuguesa | 5 de maio – dia internacional da língua portuguesa

a minha Pátria é a Língua Portuguesa  Fernando Pessoa, Livro do Desassossego (Bernardo Soares).

Pode descarregar o Livro do Desassossego mais adiante, neste artigo.


Dia Internacional da Língua Portuguesa

A UNESCO reconheceu em 2020 o dia 5 de maio como o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Em 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, instituiu o 5 de maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Cplp.

O Português é língua oficial de nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

É também língua oficial da Região Administrativa Especial da Macau, na China.

O primeiro ministro de Portugal sublinhou que é “a língua oficial de 260 milhões de pessoas,e a mais falada no hemisfério Sul”. E realçou ainda que a língua portuguesa vai ter “um forte crescimento”, prevendo-se que, no “final do século, serão 500 milhões” a falá-la, tornando-a uma “língua cada vez mais global”.

Segundo o Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Iilp, existem pelo menos 7 milhões de pessoas que falam português e vivem fora de seus países de origem, na diáspora.

Desde 2008, a Cplp formalizou uma estratégia de promoção da língua portuguesa chamada de “internacionalização” do idioma para aumentar o número de pessoas que falam português no mundo como língua materna, estrangeira ou de herança.

Segundo agências de notícias, os países da Cplp esperam agora que com a decisão da Unesco de conferir um Dia Mundial ao português, aumente o interesse pelo idioma em áreas não-lusófonas, vendo crescer o poder de influência do português e dos países de língua portuguesa no cenário internacional.

Fonte: página da Unesco


a minha Pátria é a Língua Portuguesa

As palavras de Fernando Pessoa ” a minha Pátria é a Língua Portuguesa “, do Livro do Desassossego, pelo seu heterónimo Bernardo Soares, são justamente as que nos vêm à ideia neste dia.

A @citaliarestauro homenageia os mais de 260 milhões de falantes de língua portuguesa partilhando O Livro do Desassossego.

Livro do Desassossego


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu