Cada pintura em tela é única em termos de composição uma vez que é que frequente encontrarmos obras artísticas de natureza muito diferente.
No entanto, se fizéssemos uma abstração geral do que é uma pintura em tela e realizássemos um corte transversal numa obra deste tipo a sua composição poderia estruturar-se da seguinte forma.
Neste artigo apresentamos a composição da camada cromática ou camada pictórica de uma pintura em tela . Com base no curso online Conservação e Restauro de Pintura.
Antes de analisarmos com detalhe a camada cromática de uma pintura em tela vamos sinteticamente definir os outros componentes acima referidos.
O suporte é a base de sustentação dos restantes componentes da obra
O suporte de uma pintura em tela pode ser:
- Madeira
- Tela
- Metais
- Pedra
- Cerâmica
- Papel
A camada de preparação é o estrato intermédio entre o suporte e a pintura e tem uma dupla função.
Tem uma função mecânica – técnica, de facilitar a adesão do suporte ao resto dos estratos e eliminar as imperfeições que o próprio suporte pode apresentar. E também têm uma função estética conforme a cor base que tenha.
O desenho preparatório no qual se define todas as características da obra, incluindo claros escuros e cores, às vezes delineados com aguarela.
O verniz é um estrato composto por resinas de origem natural ou sintético dissolvido num solvente, que ao evaporar-se forma um filme de proteção
Camada cromática
O ligante
Os diferentes tipos de ligante determinam a técnica pictórica.
TIPOS DE LIGANTE
- Têmpera cujo ligante é o ovo; colas animais; colas vegetais; gomas; caseínas; dextrina, leite; cera; sabão.
- Guache e aguarela – em que os pigmentos estão aglutinados numa substância pegajosa solúvel em água – goma arábica ou gelatinas;
- Óleo – azeites secativos – como o de nogueira, linho, papoila
Classificação da camada pictórica
Os pigmentos
Os pigmentos são pequenas partículas de cor, de origem natural ou sintética, que, misturadas com um “medio” dão cor às obras da arte desde a pré-história aos nossos dias.
A sua utilização ao longo da história interliga-se com aspetos geográficos, sociais, de estatuto, etc. Reflete estilos e movimentos artísticos e revela-nos as paletas dos artistas e sua mestria na utilização da cor.
Mas são igualmente elementos com caraterísticas físicas e químicas especificas que reagem diferenciadamente às condições ambientais e interagem com os restantes elementos presentes numa obra de arte.
Conheça os cursos online de Conservação e Restauro
Nos cursos online com certificado de técnicas de conservação e restauro aprenda os princípios éticos e as metodologias de intervenção adequados a cada tipologia de materiais.
Aprenda as diferenças, limites e níveis de intervenção da conservação preventiva, conservação curativa e restauro.
Os cursos online sobre técnicas de conservação e restauro são compostos por uma estrutura base de lições com texto, imagens, esquemas explicativos e apresentações de casos práticos. E ainda:
- Tabelas e quadros
- Glossários
- Vídeos explicativos
- Textos de apoio e E-books descarregáveis
- Indicação de recursos externos (webgrafia e bibliografia) para aprofundamento dos temas
3 Comentários.
Muito bom, parabéns.
Obrigada pelo incentivo! Vamos continuar a trabalhar.
[…] reintegração cromática de pinturas, assemblagem de uma escultura com lacunas, reintegração de […]