O centenário da Bauhaus celebra-se em 2019 | O programa de atividades vai iniciar em Janeiro e prolonga-se até 2020
Conheça a Bauhaus e o porquê da sua enorme importância para as artes contemporâneas, o design e a arquitetura.
Contém um vídeo explicativo do movimento, ligações para aprofundamento do tema e texto descarregável.
O que foi a Bauhaus
Escola alemã de artes aplicadas, dedicada às artes plásticas, arquitetura e design e considerada a primeira escola de design do mundo.
Resultou da fusão da Liga Deutsche Werkbund, da Escola de Artes e Ofícios e da Escola de arte de Weimar
Fundada por um grupo de profissionais de várias áreas: artistas, engenheiros, arquitetos, artesãos.
Após o fim da I Guerra Mundial, artistas e intelectuais tentaram fazer parte da tarefa de reconstrução da Nação Alemã. Entre eles, destaca-se Walter Gropius, que ainda horrorizado com o que testemunhou na frente de batalha (assim como muitos artistas e intelectuais da época), decidiu criar o projeto de uma escola que desse aos jovens as habilidades necessárias para contribuir para o país – não só no sentido emocional e estético, mas também financeiro.
Em 1919, ele recebeu o convite para dirigir um estabelecimento educacional de artes. Fundou a Bauhaus. A sua principal característica foi a reconciliação entre arte e artesanato e a ideia de que a arte podia ir além do sistema de belas artes, que a escola promoveu.
Desta forma, a escola não rejeitava a produção industrial, antes, tentava enriquecê-la a partir da estética.
Para conhecer As escolas de formação artística e o mercado de arte: Curso Online Mercado de Arte
História e principais caraterísticas
Bauhaus – Nome criado por Walter Gropius, através da inversão do termo Hausbau (construção da casa), passando Bauhaus a significar casa da construção – a ideologia por detrás da escola.
Gropius acreditava na importância da educação no âmbito do modernismo e da criação artística.
Pode conhecer a história, princípios e principais artistas no vídeo seguinte.
Do curso Online Pintura das Primeiras Vanguardas II
Manifesto da Bauhaus 1919
Em Abril de 1919 Walter Gropius definiu os princípios num manifesto.
Pode descarregar em Pdf em Português, Inglês e Espanhol.
Manifesto Bauhaus PT EN ES
Os 100 anos da Bauhaus
“Um festival de uma semana em Berlim, liderado pela Bauhaus-Archiv, dará início ao centenário. O presidente federal da Alemanha abrirá o festival em 16 de janeiro de 2019 com Prelude na Akademie der Künste em Berlim. Este evento de abertura será visível em todo o mundo e entrelaçará posições contemporâneas pioneiras em artes cênicas, música e novas mídias com formatos de discussão que aparecem em formas internacionais e interdisciplinares. A Semana Bauhaus de 1923 fornece o ponto histórico de referência para tudo isso. Uma seleção internacional de artistas será convidada para articular suas visões para a arquitetura, arte e design do século XXI. Aqui o foco estará na relação entre corpo, espaço e movimento, entre homem e máquina.”
3 Comentários.
Vai ser um susseso esse evento, pela categoria ja tem que comprar ingresso.Vai estar aqui pessoas de muitos Paises, Cidades e todos os territorios mundiais.Um evento de grande EXPECTATIVA…
Também pensamos que sim. E o movimento Bauhaus merece uma comemoração de sucesso por tudo o que representa para a nossa história e conceitos artísticos. Iremos continuar a dar notícia.
[…] já contamos aqui, A Bauhaus acreditava que o arte e artesanato deveriam caminhar juntos, uma vez que partem da mesma […]