O que é um livro? Das origens à era digital

Sob o ponto de vista material | O que é um livro?

O livro encerra histórias, memórias, recordações. É símbolo do conhecimento e da sabedoria.
Tem sido, ao longo dos tempos, uma arma poderosa para novas ideias e novas filosofias.

Mas, enquanto objeto físico tem caraterísticas muito próprias que vão determinar a sua longevidade e conservação.

Podemos, no vídeo abaixo, ver as partes que o compõem.

 

 

A função fundamental do livro é constituir um suporte de escrita. Enquanto tal, ao longo da história, assumiu muitos aspetos. Foram sendo criados  vários suportes de escrita: placas de argila , papiro, pergaminho e por fim a primeira encadernação a existir na história.

O Códex

Podemos dizer que representa o “nascimento” do livro pois usou-se a costura  de folhas de pergaminho cosidas à mão como forma de compilar paginas,  tornando  o livro mais fácil de manusear. O primeiro Códex  conhecido remonta à era cristã  em Roma.

O Códex Vaticanus que deve o seu nome por se encontrar na Biblioteca do Vaticano desde o Sec. XV, remonta ao Sec. IV. escrito em grego é considerado um dos melhores textos do Antigo e Novo Testamento.

Foi então assim pela costura de diversas “folhas” de pergaminho que nasceu o livro.

O pergaminho é uma pele de origem animal submetida a um tratamento especial  que a deixa com uma superfície lisa e macia. O pergaminho pode ser preparado a partir de peles de diferentes animais, tal como de carneiro, vitela, antílope e porco, sendo a pele de cabra a mais comum.

O papel

O papel substituiu gradualmente o pergaminho. Surgiu na China no século II, embora só tenha chegado à Europa Cristã bastante mais tarde, já no século XIII.

O principal ingrediente do papel é a fibra de celulose, trabalhada em pasta. A esta pasta acrescentam-se aditivos diversos, que variam de acordo com o tipo de fabrico e finalidade do papel. E é exatamente a qualidade da matéria-prima e o processo de fabrico que vão influenciar largamente a conservação deste material.

Este material, mais funcional que o pergaminho, mas também menos resistente, vem abrir novos horizontes ao livro enquanto suporte de escrita, permitindo volumes com maior quantidade de texto, facilmente transportáveis.

A impressão

Considerado um dos grandes inventos da humanidade, a prensa de Gutenberg veio permitir a produção em massa de livros impressos. A transmissão do conhecimento e a aprendizagem foram progressivamente ficando mais fáceis e mais globais.

Biblia de Gutenberg

Bíblia de Gutenberg na Biblioteca do Congresso em Washington D.C

As bibliotecas

Pode-se dizer que as bibliotecas e sobretudo as bibliotecas públicas foram outra das grandes etapas na história do Livros e documentoslivro. De modo genérico as bibliotecas visam guardar, conservar e disponibilizar ao público de forma organizada livros e outras publicações.

O seu papel na disseminação do conhecimento e da aprendizagem é indiscutível. Também são fundamentais na preservação e transmissão até aos nossos dias de espécimes de livros raros e irreproduzíveis.

A era digital

Atualmente a acessibilidade do conhecimento é global. Quase todos podemos aceder ao conhecimento produzido; quase todos podemos disponibilizar os nossos conhecimentos e ideias globalmente.

Ebooks, blogues, websites, artigos nas redes sociais, permitem a partilha global e instantânea de conhecimento.

Serão então atualmente o nosso principal material de suporte de escrita e de ideias.

A todos nós que nos preocupamos com a conservação do nosso Património, um dos grandes desafios será a

Preservação do Património Digital

A UNESCO aprovou já em 2003 uma Carta para a Preservação do Património Digital 

No entanto, desde esta data, os suportes digitais tiveram já uma enorme evolução tecnológica e muita informação se produziu e se perdeu.

No nosso esforço para a preservação do Património temos de lidar de forma sistemática com fatores de degradação e de perda: pragas, água, fogo, degradação dos materiais, etc, etc.

Agora temos um desafio novo: como preservar este património “desmaterializado”.

Estará na hora de pensarmos e trocarmos ideias sobre isto!

Deixe a sua opinião nos comentários.
Conheça os cursos relacionados com livros e documentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu