Geral
Pacote de 2 cursos online de fotografia digital: Como fotografar + Memória digital – organização de fotos digitais.
Poupe 20% comprando os cursos em pacote.
Neste pacote de 2 cursos online de fotografia vai aprender a fotografar manipulando os fatores que influenciam a fotografia digital.
Mas igualmente a organizar de forma adequada as suas fotos digitais.
Respondemos assim nestes 2 cursos online de fotografia digital a duas grandes questões da nossa atualidade:
Tiramos milhares de fotos digitais com diversos dispositivos, mas terão estas fotografias digitais a qualidade necessária e cumprirão os objetivos pretendidos?
Nestes cursos online de fotografia vai aprender as técnicas e os fatores que influenciam a fotografia e como manipulá-los.
Estes aspetos são particularmente importantes uma vez que muitas das atividades profissionais atualmente dependem de fotografias de qualidade.
Os portefólios, sites profissionais, relatórios, projetos, etc, têm no registo fotográfico a sua base sendo a imagem um dos primeiros fatores de sucesso.
E onde estão os milhares de fotografias digitais que já tirámos?
Provavelmente espalhadas por vários dispositivos: computadores, drives, pens, nuvens…
E quando queremos encontrar “aquela foto” familiar ou “aquele registo fotográfico” de um trabalho, de uma obra ou de um projeto, a dificuldade é grande.
Nestes 2 cursos online de fotografia digital vai aprender a organizar de forma sistemática e metódica todas as suas fotos digitais.
O mesmo método pode ser aplicado aos seus vídeos ou mesmo documentos e relatórios.
Idiomas: Português.
O valor do curso incluí acesso 24 horas / dia por tempo ilimitado a:
- Lições por cada tema do programa.
- E-books descarregáveis.
- Vídeos demonstrativos.
- Avaliação (1 questionário final por curso).
- Certificado (1 certificado por curso).
Como funciona
Programas detalhados destes 2 cursos online de fotografia
Fotografia – como fotografar
1 – HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
1.1 – Câmara obscura e a propagação rectílinea da luz
1.1 – Principais intervenientes
2 – COMO FUNCIONA UMA CÂMARA
2.1 – Componentes
2.2 – Distância focal
2.3 – Diafragma (abertura)
2.4 – Obturador (velocidade)
2.5 – ISO (sensibilidade)
2.6 – Triângulo de exposição
3 – COMO MEDIR A QUANTIDADE DE LUZ – FOTOMETRIA
3.1 – Exposímetro
3.2 – Leitura
3.5 – Histograma
4 – BALANCEAMENTO DE BRANCOS (WHITE BALANCE – WB)
4.1 – Temperatura de cor
4.2 – Balanceamento de branco (WB)
5 – LUZ
5.1 – Quantidade / intensidade
5.2 – Cor
5.3 – Qualidade
5.4 – Direção
5.5 – Formas simples de manipular a luz
6. COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
6.1 – Regra dos terços
6.2 – Simetria
6.3 – Sobreposição de planos / profundidade
6.4 – Molduras naturais
6.5 – Cor
6.6 –Linhas de fuga
6.7 – Escala
6.8 – Preenchimento do enquadramento
6.9 – Espaço negativo
6.10 – Silhueta
6.11 – Pontos de vista
6.12 – Separação / profundidade de campo
6.13 – Distrações
6.14 – O que se oculta
6.15 – Variedade / elemento surpresa
7 – COMO FOTOGRAFAR ARTE E PATRIMÓNIO
Organização de fotografias digitais
Memória digital – organizando, protegendo e curtindo minhas fotos digitais
R1
Reconhecer
Momento do mapeamento de equipamentos, dispositivos e planejamento prévio da organização.
R2
Reunir
Hora de identificar todos os dispositivos, equipamentos e locais na rede onde suas fotos estão, para poder reuni-las.
R3
Reestruturar
Momento chave de montar a estrutura de pastas, descartar os arquivos, renomear as imagens e inserir os metadados.
R4
Resguardar
Aqui tudo que você precisa saber sobre cópias de segurança e principais opções para salvaguarda da sua coleção.
R5
Recordar
Conheça o que há a disposição para curtir suas fotos digitais e deixá-las mais próximas do seu dia a dia.
R6
Refletir
Tudo tão novo, tanto excesso e com alto custo, vamos refletir melhor sobre isso?
R7
Rotina
Vamos estabelecer os principais passos para você manter sua rotina de organização do seu arquivo digital em dia.
Autoria
Vera Carvalho
Licenciada em Tecnologia da Comunicação Audiovisual (ramo de fotografia) pelo Instituto Politécnico do Porto e formadora certificada. Começou a trabalhar profissionalmente na área da pós-produção fotográfica em 2010, atividade que ainda exerce. Mais recentemente tem desenvolvido trabalho na área da fotografia documental familiar e de e-commerce.
Renata Fontanillas
Com Mestrado em Gestão de Empresas e Instituições Culturais na Universidade de Barcelona e graduação em Produção Cultural na UFF, Renata Fontanillas possui mais de 20 anos de experiência no setor cultural em organizações privadas e
públicas, centros culturais, museus e na produção e gestão de projetos de artes visuais e cênicas. Sua última produção foi em 2021, com o projeto Mulheres Múltiplas Residências em Arte. Em 2018, seu projeto de pesquisa de doutorado foi contemplado com uma bolsa de estudos em Portugal da Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda em Lisboa, atuou como Assistente de Curadoria da exposição “O Gosto pela Arte Islâmica” realizada no Museu Calouste Gulbenkian e foi Co-curadora da exposição “As mil e uma noites em Portugal” que decorreu na Biblioteca Nacional de Portugal. Atualmente, divide-se entre o seu projeto Academia da Foto (cuja missão é trabalhar em prol da conservação da memória pessoal através das fotografias digitais) e a sua
investigação para o doutorado em História da Arte pela Universidade de Lisboa
Tatiana Laura
Museóloga graduada pela Escola de Museologia da UniRio em 2003 e com Mestrado em Museografia Interativa e Didática pela Universidade de Barcelona, com pesquisa em Museografia para século XXI, sobre a apropriação das novas tecnologias na concepção de exposições, e estudo de caso da aplicação da Realidade Aumentada. Compôs a equipe de funcionários no Oi Futuro de 2001 a 2010 , onde desempenhou atividades nas áreas de educação e cultura. Foi responsável pela coordenação da criação dos Museus das Telecomunicações do RJ e de BH, cuidando das equipes de concepção curatorial, museologia,
museográfica, pesquisas de conteúdo, desenho de hipermídia e parque de máquinas. Ficou responsável pela gestão desse projeto nos seus quatro primeiros anos de existência. Entre outras ações, ainda no Oi Futuro, foi responsável pela criação do projeto da Reserva Técnica e Laboratório de Higienização e Restauração e pela implantação do Programa Educativo do Museu.
Recentemente, atuou como Coordenadora de Conteúdo no projeto de reformulação do Museu das Telecomunicações | Oi Futuro, reinaugurado como Musehum Museu das Comunicações e Humanidades. Co-responsável pela produção das exposições
Poesia Visual e Digital (edições 2018 e 2019), no Oi Futuro Ipanema. Idealizadora e executora da plataforma Academia da Foto.
Avaliação do curso
As avaliações são disponibilizadas por cada curso nas páginas correspondentes.