Obra de conservação e restauro de talha dourada – Sacristia do Antigo Convento de Santo António dos Capuchos em Guimarães.

A talha dourada e policromada constitui um espólio artístico valioso. No caso do Convento de Santo António dos Capuchos, em Guimarães a sacristia constitui uma obra de arte de enorme valor que se encontrava em estado de conservação que não permitia a sua visita e apreciação.

Este trabalho de conservação e restauro de talha dourada integrou um projeto mais vasto de reabilitação com a finalidade de criação de um percurso museológico e espaço expositivo que permitirá a divulgação e valorização do valioso património histórico e artístico da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Neste trabalho de conservação e restauro de sacristia em talha dourada houve que proceder ao complexo trabalho de desmontagem integral dos elementos. Painéis, arcaz e tecto foram retirados uma vez que se procederam a trabalhos de reabilitação do próprio edifício.

No decurso de cerca de 10 meses, os elementos desmontados foram tratados em oficina. Procedeu-se posteriormente à sua montagem cuidada, reintegração in loco e proteção final.

Antes procedeu-se à sua marcação e registo gráfico e fotográfico.

Algumas imagens da Sacristia em talha dourada e policromada

Painéis e elementos decorativos

talha dourada

Elementos decorativos

Guimarães talha dourada

Caixotões do teto

 

Fases do trabalho de restauro de talha dourada

Foi realizada a  limpeza e desinfestação, pré fixação, consolidação estrutural, reintegração de lacunas volumétricas e reintegração cromática.

Após este processo houve que proceder à montagem dos elementos no seu local de origem e efetuar os trabalhos de verificação e retoques finais.

Estes trabalhos de conservação e restauro permitiram que uma peça artística única e valiosa outrora fechada ao público integre hoje – e seja uma das maiores atrações –  um percurso museológico com grande frequência de visitantes.

Pode ver a sequência das intervenções realizadas.

Conheça os cursos de conservação e restauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu