Obra de conservação e restauro de talha dourada – Sacristia do Antigo Convento de Santo António dos Capuchos em Guimarães.

A talha dourada e policromada constitui um espólio artístico valioso. No caso do Convento de Santo António dos Capuchos, em Guimarães a sacristia constitui uma obra de arte de enorme valor que se encontrava em estado de conservação que não permitia a sua visita e apreciação.

Este trabalho de conservação e restauro de talha dourada integrou um projeto mais vasto de reabilitação com a finalidade de criação de um percurso museológico e espaço expositivo que permitirá a divulgação e valorização do valioso património histórico e artístico da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Neste trabalho de conservação e restauro de sacristia em talha dourada houve que proceder ao complexo trabalho de desmontagem integral dos elementos. Painéis, arcaz e tecto foram retirados uma vez que se procederam a trabalhos de reabilitação do próprio edifício.

No decurso de cerca de 10 meses, os elementos desmontados foram tratados em oficina. Procedeu-se posteriormente à sua montagem cuidada, reintegração in loco e proteção final.

Antes procedeu-se à sua marcação e registo gráfico e fotográfico.

Algumas imagens da Sacristia em talha dourada e policromada

Painéis e elementos decorativos

talha dourada

Elementos decorativos

Guimarães talha dourada

Caixotões do teto

 

Fases do trabalho de restauro de talha dourada

Foi realizada a  limpeza e desinfestação, pré fixação, consolidação estrutural, reintegração de lacunas volumétricas e reintegração cromática.

Após este processo houve que proceder à montagem dos elementos no seu local de origem e efetuar os trabalhos de verificação e retoques finais.

Estes trabalhos de conservação e restauro permitiram que uma peça artística única e valiosa outrora fechada ao público integre hoje – e seja uma das maiores atrações –  um percurso museológico com grande frequência de visitantes.

Pode ver a sequência das intervenções realizadas.

Conheça os cursos de conservação e restauro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Menu