Fique a conhecer o que é arte africana e a enorme diversidade cultural que representa para o património da humanidade. Entre num percurso pelas culturas, suportes, materiais, estilos de representação, influências e períodos mais marcantes.
Autora: Manuela Tenreiro
Duração – estimado 40 horas Acesso e horário – Livre (24/24 horas). Acesso integral.
Preço: Isento de IVA ao abrigo do n.º 10 do Art.º 9º do CIVA
Conheça o curso online certificado Arte Africana.
Conheça o programa do curso Arte Africana
introdução | o que é arte africana
Contar a história da Arte em África é regressar às origens da humanidade, ao berço da civilização, aos primeiros sinais de cognição humana, de interação com o mundo material e de criação de símbolos visuais que o representem e interpretem.
Para perceber o que é arte africana é necessário retroceder milhares e milhares de anos. É necessário retroceder até às origens do
PARTE 1 - ARTE RUPESTRE
Há centenas de milhares de anos no continente Africano, os nossos ancestrais mais remotos começaram a registar nas rochas e pedras, por meio de pinturas (pictogramas) e gravuras (petróglifos), a sua história, o seu dia-a-dia, o mundo que os rodeava e a sua espiritualidade.
Nesta parte do curso ficará a saber o que é a arte africana e a origem da arte e da humanidade.
PARTE 2 - PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Os vestígios mais antigos de habitação humana nas margens do Nilo remontam a 40,000 anos atrás em Wadi Halfa no atual Deserto da Núbia, na fronteira da República do Sudão com o Egito, onde escavações arqueológicas trouxeram à luz do dia os chamados ‘Ringues de Tendas’, depressões de pisos planos onde se pensa que assentavam estacas de madeira com coberturas de pele de animais.
Nesta parte do curso ficará a conhecer as grandes civilizações da antiguidade africana.
PARTE 3 - ISLÃO E CRISTIANISMO

PARTE 4 - ÁFRICA NA ERA MODERNA
A chegada dos Portugueses a África marcou o início de uma nova era na história do continente, com consequências nefastas para a África mas de enriquecimento para a Europa: o tráfico negreiro no triângulo Atlântico.
Nesta parte do curso conheça o que é a arte africana e os efeitos desta nova era na arte produzida em África. Ficará ainda a conhecer a influência da cultura africana nas correntes artísticas europeias.