Pequenas Ofélias e Icebergs | Martha Werneck

Exposição de Martha Werneck | Pequenas Ofélias e Icebergs

Pequenas Ofélias e Icebergs, de Martha Werneck,  é um convite à reflexão. Reflexão sobre o corpo feminino e sua representação visual, reflexão sobre a identidade da mulher, reflexão sobre a própria criação artística.

Autora: Rute Ferreira

 

As Ofélias

martha werneck ofelias 1martha werneck ofelias 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ofélia no.1. A noiva da Pintura. Retrato de Ana Clara Guinle como Ofélia / Série Pequenas Ofélias e Icebergs Óleo sobre painel de madeira Dimensão: três painéis de 60x80cm 2017.

Ofélia no.4. A arquiteta de si. Retrato de Beatriz Bukowitz como Ofélia / Série Pequenas Ofélias e Icebergs Óleo sobre painel de madeira Dimensão: três painéis de 60x80cm 2018.

 

A série foi produzida pela artista plástica Martha Werneck, e faz referência à personagem de William Shakespeare, Ofélia, noiva do príncipe da Dinamarca. Na peça, Ofélia se afoga e seu suicídio evoca uma das cenas mais emblemáticas da literatura dramática.

Na obra de Martha, porém, esse suicídio é simbólico e seu significado é outro. A partir da ideia de afogamento, as pequenas Ofélias de Martha renascem e resistem.

Os Icebergs

Além das pequenas Ofélias, que a partir da solidão e melancolia criam, os icebergs são outro conceito-chave da exposição e fazem parte de uma construção poética, que coloca em oposição o que está submerso e o que está visível.

É visível também é o processo de trabalho de Martha, que além de compartilhar seu work in progress 

em sua red

e social, o que é comum entre artista contemporâneos, também compartilha, na exposição, textos que expõem seu processo criativo.

Os retratos e autorretratos da série dialogam com a identidade das mulheres em tela e com a relação entre o consciente e o inconsciente do indivíduo.

A mulher tem papel criador na pesquisa de Martha, que inclui em seu bojo pesquisas que partem da pintura Romântica do século XIX, e técnicas em óleo sobre madeira e metal.

A Exposição

A exposição pode ser vista no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, até dia 23 de setembro.

Sobre a artista: Martha Werneck é pintora, professora doutora e pesquisadora do Curso de Graduação em Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ. Seu processo de criação é exposto no instagram através do perfil @martha.werneck.

O QUÊ: Exposição Pequenas Ofélias e Icebergs

ONDE: Centro Cultural Correios Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro Corredor Cultural 20.001-976 / Rio de Janeiro – RJ Tel: (21)22531580

QUANDO: 09 de agosto a 23 de setembro de 2018.

 

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu