Pequenas Ofélias e Icebergs | Martha Werneck

Newsletter

Exposição de Martha Werneck | Pequenas Ofélias e Icebergs

Pequenas Ofélias e Icebergs, de Martha Werneck,  é um convite à reflexão. Reflexão sobre o corpo feminino e sua representação visual, reflexão sobre a identidade da mulher, reflexão sobre a própria criação artística.

Autora: Rute Ferreira

 

As Ofélias

martha werneck ofelias 1martha werneck ofelias 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ofélia no.1. A noiva da Pintura. Retrato de Ana Clara Guinle como Ofélia / Série Pequenas Ofélias e Icebergs Óleo sobre painel de madeira Dimensão: três painéis de 60x80cm 2017.

Ofélia no.4. A arquiteta de si. Retrato de Beatriz Bukowitz como Ofélia / Série Pequenas Ofélias e Icebergs Óleo sobre painel de madeira Dimensão: três painéis de 60x80cm 2018.

 

A série foi produzida pela artista plástica Martha Werneck, e faz referência à personagem de William Shakespeare, Ofélia, noiva do príncipe da Dinamarca. Na peça, Ofélia se afoga e seu suicídio evoca uma das cenas mais emblemáticas da literatura dramática.

Na obra de Martha, porém, esse suicídio é simbólico e seu significado é outro. A partir da ideia de afogamento, as pequenas Ofélias de Martha renascem e resistem.

Os Icebergs

Além das pequenas Ofélias, que a partir da solidão e melancolia criam, os icebergs são outro conceito-chave da exposição e fazem parte de uma construção poética, que coloca em oposição o que está submerso e o que está visível.

É visível também é o processo de trabalho de Martha, que além de compartilhar seu work in progress 

em sua red

e social, o que é comum entre artista contemporâneos, também compartilha, na exposição, textos que expõem seu processo criativo.

Os retratos e autorretratos da série dialogam com a identidade das mulheres em tela e com a relação entre o consciente e o inconsciente do indivíduo.

A mulher tem papel criador na pesquisa de Martha, que inclui em seu bojo pesquisas que partem da pintura Romântica do século XIX, e técnicas em óleo sobre madeira e metal.

A Exposição

A exposição pode ser vista no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, até dia 23 de setembro.

Sobre a artista: Martha Werneck é pintora, professora doutora e pesquisadora do Curso de Graduação em Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ. Seu processo de criação é exposto no instagram através do perfil @martha.werneck.

O QUÊ: Exposição Pequenas Ofélias e Icebergs

ONDE: Centro Cultural Correios Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro Corredor Cultural 20.001-976 / Rio de Janeiro – RJ Tel: (21)22531580

QUANDO: 09 de agosto a 23 de setembro de 2018.

 

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu