O que é o estilo manuelino

Newsletter

O estilo manuelino e os descobrimentos

 

claustro do Mosteiro dos Jerónimos

O gótico final português encontrou uma expressão muito própria e autêntica, apelidada de “Manuelino” ou estilo manuelino , que se desenvolveu entre os finais do século XV até à primeira metade do século XVI, associando o gótico tardio ao renascimento.

Esta decoração expandiu-se em Portugal no reinado de D. João II (r. 1481-95), e sobretudo, durante o de D. Manuel I, O Venturoso (r. 1495-1521), que lhe atribuiu o nome, passando também por D. João III (r. 1521-1557), fruto do seu segundo casamento.

O estilo manuelino expandiu-se num período próspero de expansão marítima e comercial, dos Descobrimentos Portugueses pela África, China e América do Sul.

 

Os descobrimentos portugueses

Como não conseguiam alargar as suas fronteiras terrestres, os portugueses optaram viajar por mar, nadescobrimentos portugueses curso online esperança de chegar à origem do ouro e das especiarias.

Consequentemente, com o auxílio do Infante D. Henrique – a figura que mais se identifica com a época dos descobrimentos -, deram um grande contributo para delinear o mapa do mundo e foram responsáveis por importantes avanços da tecnologia a nível da ciência náutica, cartografia e astronomia.

A época foi marcada por gigantes e feitos da cultura portuguesa, como a viagem do grande explorador Vasco da Gama à Índia, em 1498, e a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, em 1500, escrevendo uma nova página na História Mundial.

 

O estilo manuelino na arquitetura

Na arquitetura foram aproveitadas as estruturas góticas, preferivelmente as igrejas salão (com naves da mesma altura) com três naves e sem transepto, e foi na decoração que se desenvolveu e encontrou a sua verdadeira identidade.

Concentrou a sua ornamentação escultórica original, profusa e exuberante, nos portais, janelas, abóbadas e arcos rendilhados, que se destacaram na Torre de Belém e no Mosteiro dos Jerónimos, ambos em Lisboa e realizados por Diogo Boitaca.

 

 

O elementos decorativos do estilo manuelino

Na imagem pode identificar alguns dos elementos mais importantes da decoração no estilo manuelino .

Elementos do Estilo manuelino

O estilo manuelino – uma expressão artística tipicamente portuguesa

O estilo manuelino é uma expressão artística exclusivamente portuguesa.Guia do Mosteiro dos Jerónimos

Inspirou-se em vários estilos como o gótico flamejante, o plateresco espanhol e a arte mudéjar peninsular.

Teve uma grande riqueza iconográfica de motivos naturalistas inspirados na fauna exótica e flora marítima e ultramarina (corais, conchas, palmeiras e animais exóticos) na ocasião do contacto com terras distantes; nos símbolos da pátria e heráldica régia (coroa real, brasão do rei, esfera armilar, cruz de Cristo e bandeira das quinas).

Mas igualmente em objetos de utilização quotidiana no vocabulário das descobertas e navegações (cordas, redes, âncoras, velas, caravelas e naus).

O seu resultado é uma festa para os olhos, com as suas superfícies revestidas de surpreendentes lavores e efeitos luz, numa plasticidade exuberante onde temas religiosos, políticos e alegóricos convivem e devem ser apreciadas e “lidos” sem pressas.

Conheça os cursos online

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu