Caio Apuleio Diocles ( o “Lamecus”) foi o atleta mais rico do mundo de todos os tempos. Era Lusitano. Nasceu cerca do ano de 104 D.C. em Lamecum, atualmente Lamego, Portugal. Este auriga terá sido o atleta que mais ganhou em toda história, sendo aplaudido e idolatrado por todo o Império Romano.
De acordo com o professor de estudos clássicos da Universidade da Pensilvânia, Peter Struck, Apuleio foi o atleta mais bem pago de todos os tempos. Este estudo baseia-se em fontes históricas e particularmente em inscrições que registaram os dados relativos ao auriga.
Estima-se que os 35 863 120 de sestércios ganhos na sua carreira de 24 anos seriam o equivalente a cerca de 12 mil milhões de euros. Bastante mais do que a marca atingida por Cristiano Ronaldo em 2020 que, segundo a Forbes se tornou o primeiro bilionário do futebol. E também ainda bastante mais do que Ronaldo e Lionel Messi juntos.
Custa a acreditar? Talvez não se olharmos para as caraterísticas e longevidade de Caio Apuleio e para a importância e alcance das corridas de cavalos na sociedade romana. Vamos ver!
Quem foi Caio Apuleio Diocles?
O atleta mais rico do mundo nasceu por volta de 104 A.D em Lamecum, na Lusitânia, atualmente Portugal). Terá começado a correr aos 18 anos em Ilerda (na atual Lérida, Catalunha) e rapidamente ganhou notoriedade. Seguiu então para o local onde se jogava a “liga milionária”: o Circo Máximo, em Roma. Aí adotou o nome profissional de “Lamecus”.
Em Roma teve uma carreira 24 anos de sucesso que contou com 1.462 vitórias, nas 4.257 corridas em que participou pelas equipas branca, verde e vermelha. Nas restantes corridas ficou maioritariamente em segundo lugar.
As corridas eram organizadas com 4 equipas: branca, vermelha, verde e azul. As equipas investiam no treino dos aurigas, em equipamento e nos cavalos, eles próprios verdadeiras estrelas dos jogos.
Estátua de “O Lamego” em Lamego, Portugal.
Painel de Azulejos da autoria de Jorge Colaço sobre Caio Apuleio Diocles. Fonte: página Facebook sobre o artista, foto de 2017.