Um edifícioinacabado na Acrópole de Atenas, iniciado por volta do ano 520 a.C. sob o governo de Pisistrátidas Hípias e Hiparco, foi arrasado pelo rei persa Xerxes nas Guerras Médicas no século V a.C.. Quando finalmente os persas se retiraram em 480 a.C., apesar de derrotados, deixaram a acrópole completamente destruída e assim permaneceu por trinta e três anos. Foi necessário aguardar a chegada de Péricles ao governo e a sua iniciativa de reconstrução em 447 a.C. para iniciarem as obras do Partenon sobre os seus vestígios, mantendo vários dos seus aspetos.
O novo templo foi dedicado a Atena, a divindade da guerra justa e protetora da cidade, que os ajudara a vencer os persas, numa altura em que Atenas transbordava orgulho e confiança. Foi utilizado o tesouro dos aliados para a sua construção, destinado inicialmente à guerra contra os persas.
Sob encomenda de Péricles, a sua edificação iniciou a 447 a.C. e demorou quinze anos (dez de construção e cinco de decoração), na qual participaram muitos trabalhadores sob o projeto de Ictinos, a execução de Calícrates e a supervisão do escultor Fídias.
O conjunto final constitui o maior templo dórico da Grécia, erigido durante o apogeu da cidade, representando o clímax do estilo. É o mais conhecido e perfeito dos edifícios clássicos helenos e ainda hoje encanta pela sua majestade triunfante no topo da cidade, pela perfeição das suas linhas e harmonia das proporções. Foi o resultado de vários cálculos matemáticos e regras arquitetónicas que o levaram à competição para uma das Maravilhas do Mundo Atuais.
O seu nome deriva da monumental estátua que abrigava de Atena Partenos, realizada por Fídias. Com 13 metros de altura, feita em ouro e marfim, e assente sobre um pedestal ornado com baixos-relevos, foi mais cara que a totalidade do edifício. Em 426 foi levada para Constantinopla, onde desapareceu, provavelmente durante o saque da cidade na 4ª Cruzada em 1204. Perdida, restam-nos apenas pequenas reproduções que nos relatam a sua aparência.
Porque é que no Partenon não é possível encontrar linhas retas?
Para o templo parecer simétrico e leve, não é possível encontrar linhas retas.
Recorreram à “êntase” – leve abaulado voluntário da parte central do fuste –, arquearam as linhas horizontais e inclinaram ligeiramente as colunas exteriores para o interior, que hoje, devido à ausência de partes do edifício, tornam-se difíceis de confirmar visualmente. Tal façanha requer um extraordinário domínio matemático e na arte de construir. A preocupação do pormenor e dos cálculos matemáticos talvez nunca tenha sido levada tão a sério como no Partenon.
Com a procura da harmonia visual e das correções óticas, produto do trabalho desempenhado pelo arquiteto grego jónico Ictinos, provou ser um verdadeiro mestre da perspetiva, assim como os cálculos aprofundados que desenvolveu de modo a agradar o olho humano de um ponto de vista inferior.
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