Livros antigos – 3 passos simples para a limpeza de livros

Livros antigos | porquê higienizar?

Frequentemente a higienização de livros antigos é desvalorizada por ser um tipo de tratamento cujos resultados não são facilmente visíveis.

Contudo, o pó e a “sujidade” são importantes agentes de degradação: conjugados com condições ambientais propícias, podem provocar reações de destruição em todo o tipo de suportes e servem como meio de cultura e fonte de alimento para diversos organismos.

Por esse motivo, a sua remoção é fundamental para a conservação de livros ou documentos.

Vamos ver um dos métodos mais simples de limpeza de livros antigos a partir dum excerto do curso Preservação de Livros e Documentos, de Geraldine Garcia e Diana Bencatel.

Contém um vídeo tutorial

Preservação de livros e documentos

Curso online | certificado DGERT | Acesso 24/24 horas por tempo ilimitado

O pó e a “sujidade” são importantes agentes de degradação de livros antigos 2 conjugados com condições ambientais propícias, podem provocar  destruição em todo o tipo de suportes e são alimento para diversos organismos.

Por esse motivo, a sua remoção é fundamental para a conservação de documentos e livros.

É recomendado que se faça, com a regularidade possível, um trabalho de higienização de livros em todos os volumes que se pretende preservar.

Este tipo de intervenção ajuda a remover partículas nocivas da superfície, tal como poeiras, fungos e dejetos de insetos, que de outra forma podem ficar entranhadas nos materiais.

Métodos de higienização de livros antigos

Os métodos de higienização utilizados deverão ser escolhidos de acordo com o estado de conservação do livro ou documento.

Recomenda-se que se faça, sempre que possível, limpeza com métodos secos, por ser mais seguro para o material a intervencionar.

A limpeza de livros por via húmida deve ser feita apenas por técnicos especializados e apenas nos casos em que a limpeza por via seca não tenha sucesso, já que o papel fica mais suscetível de sofrer danos.

Existe uma grande variedade de materiais e equipamentos para efetuar a higienização de livros antigos e documentos disponíveis no mercado.

Atenção:

Devem-se  selecionar os equipamentos adequados. Ter em conta a integridade da superfície a higienizar e das tintas, sem risco de ocorrerem danos.

Outro aspeto que devemos sempre ter em consideração quando efetuamos a limpeza de livros e documentos é que esta é necessária a fim de garantir a longevidade mas tem de ser cautelosa.

Tudo o que for removido com a limpeza não pode ser reposto. Assim, há que distinguir atentamente o que é sujidade do que são marcas que fazem parte da história do livro ou documento (por exemplo, anotações a lápis ou outras que revelem a propriedade do livro antigo).

Aprenda mais sobre conservação de livros e documentos

Sugestão de procedimento para higienização de livros antigos (volume encadernado)

1º- Segurar o volume pela lombada: limpar a cabeça e os outros cortes com uma escova (se a sujidade for muita, começar por utilizar um aspirador de baixa potência);

– Numa primeira higienização, limpar o volume folha a folha. Deve controlar-se a pressão aplicada, de modo a evitar danificar a frágil superfície do papel ou arrancar uma página. Em livros de capa dura deve escovar-se a zona entre as páginas para que as partículas não fiquem aí acumuladas e bater-se levemente com o livro aberto sobre a superfície de trabalho, para que as partículas presas entre a lombada e o miolo do livro se soltem;

– Limpar a encadernação com escova ou trincha macia ou pano (de microfibras ou de flanela) ou smoke sponge, de acordo com o estado de conservação e resistência da superfície.

Vamos ver um método simples mas que poderá contribuir para a longevidade dos seus livros antigos.

Tenha sempre em atenção:

A trincha deve ser muito macia.

O livro deve ser manuseado com cuidado.

Devem eliminar-se os resíduos da limpeza da superfície de trabalho.

 

O que dizem os alunos sobre o curso Preservação de livros e documentos

2 Comentários. Leave new

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu