Hoje, vamos ao ballet… Lago dos Cisnes na Opera de Paris

Mais uma sugestão para este tempo de “ficar em casa”. Hoje propomos um espetáculo de ballet, o famoso Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, numa apresentação da Opera de Paris.

Para além de ver uma interpretação de excelência do Lago dos Cisnes pode fazer uma visita virtual pelo Palácio Garnier onde está instalada a Ópera de Paris.


Para ver o Lago dos Cisnes


O Palácio Garnier

Palais_Garnier

O Palácio Garnier é um dos mais icónicos edifícios de Paris tendo sido inaugurada em 1875.

O edifício surgiu no âmbito da profunda reforma urbanística de Paris no final do Sec. XIX. Porque até essa época Paris era muito diferente do que conhecemos hoje.

A reforma urbanistica de Paris

Na segunda metade do século XIX, a cidade de Paris foi objeto de um radical projeto de reforma urbana, lançado pelo imperador Napoleão III e colocado em prática pelo barão Georges-Eugène Haussmann entre 1852 e 1870.

Pode saber mais sobre estas reformas neste artigo.

Em menos de vinte anos a cidade de caraterísticas ainda medievais, com ruelas estreitas e esgotos a céu aberto, transforma-se radicalmente.

Um dos principais pontos da reforma de Haussmann é a reforma da Ìlle de la Cité em área militar sendo destruídas centenas de casas e construídos novos fogos.

Os bairros degradados são arrasados, as ruas passam a ser iluminadas.

É nesta altura que se constroem grandes eixos viários atravessando a cidade. Surgem ainda praças com monumentos, e boullevards.

É neste contexto que é construido o Palais Garnier. O edifício é considerado uma das obras-primas da arquitetura de seu tempo. 


Pode fazer uma visita virtual ao Palácio Garnier através do Google Arts& Culture


 

[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Cta_Widget”][/siteorigin_widget]
[siteorigin_widget class=”Thim_Courses_Widget”][/siteorigin_widget]

Contamos consigo:

Nos comentários pode partilhar com todos os colegas sugestões de atividades interessantes para este período de isolamento social.

Obrigado!


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu