icom kyoto 2019 | Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições

Newsletter

icom kyoto 2019 . Neste artigo vamos divulgar o tema deste ano do Dia Internacional dos Museus este ano sediado no Japão – icom kyoto 2019 – Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições


Texto: Emília Mori, autora do curso Linhas Gerais da Gestão Museológica.


O Dia Internacional dos Museus

Em 1977, por iniciativa do ICOM – International Council of Museums  – foi criado no dia 18 de maio a Comemoração Internacional dos Museus. A data foi criada com a finalidade de incentivo à população em cultivar o hábito de apreciar museus, bem como demonstrar o seu lado social.

O ICOM é um dos órgãos integrantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em cada ano o ICOM cria um tema específico para vários eventos como debates, congressos, iniciativas, workshops e palestras. Afinal, nossa herança patrimonial e cultural é preservada e divulgada pelos museus.

icom kyoto 2019

Este ano o tema tratado é: Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições. O ICOM assim definiu tal escolha:

Conciliar a tradicional missão de conservação da memória com a criatividade necessária para sua renovação e crescimento dos públicos: esse é o processo que os museus assumem com a convicção de que podem transformar a sociedade de maneira construtiva.

Otimista, o tema sob a forma de uma equação reúne de maneira dinâmica diferentes conceitos essenciais para definir o museu hoje, coloca em destaque sua natureza universal e a influência positiva que exerce na sociedade. Resume também os desafios enfrentados pelos museus, que experimentam e reiteram sua missão de contribuir para o avanço e integração das comunidades.

Veja a apresentação icom kyoto 2019

O tema | Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições

O tema proposto é para debatermos sobre a finalidade dos museus como “centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura”[1].

icom kyoto 2019 imagem 1

De outro modo, a Revista do Museu[2] assim definiu:

A conexão com o tema escolhido para essa edição da Semana acontece, pois Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições carrega em si a ideia de que as instituições de cultura são espaços onde presente, passado e futuro estão em constante interação, mas sempre buscando manter e respeitar as singularidades de cada tempo e espaço.

 Ainda sobre o tema proposto, cabe ressaltar a poesia de Paulo Leminski a respeito:

Haja hoje para tanto ontem. E amanhã para tanto hoje.

Ou seja, o poeta nos sugere que a criatividade não é prisioneira do tempo pela sua própria potência, pois por mais que possam existir permanências, cada tempo é pleno de singularidades e nele não há espaço para repetições.[3]

A edição internacional será sediada em Kioto (Japão), cidade que possui cerca de 200 instituições culturais e é sede de 1.681 templos budistas e 812 santuários xintoístas.

icom kyoto 2019 imagem 2

Para mais informações sobre icom kyoto 2019 , visite:

 

No evento mundial será utilizada a #Museum Week 2019 ação que abarca instituições culturais e museus de todo mundo, dentre os quais encontramos o Museu da Pessoa (Brasil – SP) o qual deverá, assim como os outros participantes, prepararem conteúdos especiais para comunicação digitais.

Mais informações:

Facebook: Museum Week Official
Instagram: Museum Week
Twitter: Museum Week


[1] Definição segundo o MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins – que preparou um conteúdo especial com diversas atividades que ajudam a enfatizar a importância da Semana Nacional de Museus como instrumento de ampliação do acesso à cultura e também à ciência. Disponível em: http://www.mast.br/pt-br/ultimas-noticias/17%C2%AA-semana-nacional-de-museus.html Notícia de 1 abr, 2019.

[2] IBRAM. Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/5783-22-12-2018-ibram-divulga-identidade-visual-para-a-semana-de-museus-de-2019.html

[3] IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus em colaboração com Museu da República. Disponível em: http://eventos.museus.gov.br/docs/17SNM/museus-como-nucleos-culturais-o-futuro-das-tradicoes.pdf

[siteorigin_widget class=”Thim_Courses_Widget”][/siteorigin_widget]

Referências Bibliográficas:

1.- Brasil,  International Council of Museums. ICOM Brasil. Dia Internacional dos Museus 18 de Maio. Disponível em: http://www.icom.org.br/?p=664 Acesso em 07 mai, 2019.

2.- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Museu de Astronomia e Ciências Afins. Disponível em: http://www.mast.br/pt-br/ultimas-noticias/17%C2%AA-semana-nacional-de-museus.html Notícia de 1 abr, 2019.

3.- Brasil, International Council of Museums. ICOM Brasil. Conferência Geral 2019. Disponível em: http://www.icom.org.br/?page_id=1326 Acesso em 07 mai, 2019.

4.- Instituto Brasileiro de Museus; Museu da República. Artigo em colaboração: 17ª Semana Nacional de Museus. Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições. Disponível em: http://eventos.museus.gov.br/docs/17SNM/museus-como-nucleos-culturais-o-futuro-das-tradicoes.pdf Acesso em 07 mai, 2019.

5.- IBRAM. Revista Museu – Cultura Levada a Sério. Artigo: IBRAM divulga identidade visual para a Semana de Museus de 2019. Distrito Federal, Brasília.  Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/5783-22-12-2018-ibram-divulga-identidade-visual-para-a-semana-de-museus-de-2019.html .

6.- Governo do Estado do Paraná. Agência de Notícias do Paraná. Artigo: MON participa da 17ª Semana de Museus. Programação de eventos e inciativas da Semana Nacional dos Museus. Disponível em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=102051 Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br .

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu