icom kyoto 2019 | Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições

icom kyoto 2019 . Neste artigo vamos divulgar o tema deste ano do Dia Internacional dos Museus este ano sediado no Japão – icom kyoto 2019 – Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições


Texto: Emília Mori, autora do curso Linhas Gerais da Gestão Museológica.


O Dia Internacional dos Museus

Em 1977, por iniciativa do ICOM – International Council of Museums  – foi criado no dia 18 de maio a Comemoração Internacional dos Museus. A data foi criada com a finalidade de incentivo à população em cultivar o hábito de apreciar museus, bem como demonstrar o seu lado social.

O ICOM é um dos órgãos integrantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em cada ano o ICOM cria um tema específico para vários eventos como debates, congressos, iniciativas, workshops e palestras. Afinal, nossa herança patrimonial e cultural é preservada e divulgada pelos museus.

icom kyoto 2019

Este ano o tema tratado é: Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições. O ICOM assim definiu tal escolha:

Conciliar a tradicional missão de conservação da memória com a criatividade necessária para sua renovação e crescimento dos públicos: esse é o processo que os museus assumem com a convicção de que podem transformar a sociedade de maneira construtiva.

Otimista, o tema sob a forma de uma equação reúne de maneira dinâmica diferentes conceitos essenciais para definir o museu hoje, coloca em destaque sua natureza universal e a influência positiva que exerce na sociedade. Resume também os desafios enfrentados pelos museus, que experimentam e reiteram sua missão de contribuir para o avanço e integração das comunidades.

Veja a apresentação icom kyoto 2019

O tema | Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições

O tema proposto é para debatermos sobre a finalidade dos museus como “centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura”[1].

icom kyoto 2019 imagem 1

De outro modo, a Revista do Museu[2] assim definiu:

A conexão com o tema escolhido para essa edição da Semana acontece, pois Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições carrega em si a ideia de que as instituições de cultura são espaços onde presente, passado e futuro estão em constante interação, mas sempre buscando manter e respeitar as singularidades de cada tempo e espaço.

 Ainda sobre o tema proposto, cabe ressaltar a poesia de Paulo Leminski a respeito:

Haja hoje para tanto ontem. E amanhã para tanto hoje.

Ou seja, o poeta nos sugere que a criatividade não é prisioneira do tempo pela sua própria potência, pois por mais que possam existir permanências, cada tempo é pleno de singularidades e nele não há espaço para repetições.[3]

A edição internacional será sediada em Kioto (Japão), cidade que possui cerca de 200 instituições culturais e é sede de 1.681 templos budistas e 812 santuários xintoístas.

icom kyoto 2019 imagem 2

Para mais informações sobre icom kyoto 2019 , visite:

 

No evento mundial será utilizada a #Museum Week 2019 ação que abarca instituições culturais e museus de todo mundo, dentre os quais encontramos o Museu da Pessoa (Brasil – SP) o qual deverá, assim como os outros participantes, prepararem conteúdos especiais para comunicação digitais.

Mais informações:

Facebook: Museum Week Official
Instagram: Museum Week
Twitter: Museum Week


[1] Definição segundo o MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins – que preparou um conteúdo especial com diversas atividades que ajudam a enfatizar a importância da Semana Nacional de Museus como instrumento de ampliação do acesso à cultura e também à ciência. Disponível em: http://www.mast.br/pt-br/ultimas-noticias/17%C2%AA-semana-nacional-de-museus.html Notícia de 1 abr, 2019.

[2] IBRAM. Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/5783-22-12-2018-ibram-divulga-identidade-visual-para-a-semana-de-museus-de-2019.html

[3] IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus em colaboração com Museu da República. Disponível em: http://eventos.museus.gov.br/docs/17SNM/museus-como-nucleos-culturais-o-futuro-das-tradicoes.pdf

[siteorigin_widget class=”Thim_Courses_Widget”][/siteorigin_widget]

Referências Bibliográficas:

1.- Brasil,  International Council of Museums. ICOM Brasil. Dia Internacional dos Museus 18 de Maio. Disponível em: http://www.icom.org.br/?p=664 Acesso em 07 mai, 2019.

2.- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Museu de Astronomia e Ciências Afins. Disponível em: http://www.mast.br/pt-br/ultimas-noticias/17%C2%AA-semana-nacional-de-museus.html Notícia de 1 abr, 2019.

3.- Brasil, International Council of Museums. ICOM Brasil. Conferência Geral 2019. Disponível em: http://www.icom.org.br/?page_id=1326 Acesso em 07 mai, 2019.

4.- Instituto Brasileiro de Museus; Museu da República. Artigo em colaboração: 17ª Semana Nacional de Museus. Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições. Disponível em: http://eventos.museus.gov.br/docs/17SNM/museus-como-nucleos-culturais-o-futuro-das-tradicoes.pdf Acesso em 07 mai, 2019.

5.- IBRAM. Revista Museu – Cultura Levada a Sério. Artigo: IBRAM divulga identidade visual para a Semana de Museus de 2019. Distrito Federal, Brasília.  Disponível em: http://www.revistamuseu.com.br/site/br/noticias/nacionais/5783-22-12-2018-ibram-divulga-identidade-visual-para-a-semana-de-museus-de-2019.html .

6.- Governo do Estado do Paraná. Agência de Notícias do Paraná. Artigo: MON participa da 17ª Semana de Museus. Programação de eventos e inciativas da Semana Nacional dos Museus. Disponível em: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=102051 Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br .

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu