Howard Carter (9 Maio 1874 – 2 Março 1939) foi um arqueólogo e egiptólogo britânico. Ficou conhecido pela descoberta, em Novembro de 1922, do túmulo de Tutankamon.
Este foi um dos mais importantes achados arqueológicos do Antigo Egito uma vez que o túmulo se encontrava praticamente intacto.
O fascínio pela Civilização egípcia
A civilização egípcia nunca deixará de nos fascinar com a complexidade dos seus mitos, os seus elaborados rituais fúnebres, hieróglifos e a arte que permaneceu inalterada durante milhares de anos.
Obedecendo a severos princípios formais, ainda hoje nos exerce uma atração irresistível.
Misteriosa e monumental, fez parte de uma cultura baseada no politeísmo, no Nilo e nas crenças pós-morte.
Desencadeou no mundo uma paixão pela egiptologia em 1798, quando Napoleão chegou ao Egito com a frota francesa.
Uma civilização esquecida que despertou curiosidade pelo seu passado.
A chegada de Napoleão ao Egito proporcionou a oportunidade de realização de desenhos dos peculiares monumentos que divulgaram uma nova cultura por ele descoberta, numa tentativa de aumentar o seu prestígio e poder.
Quer conhecer a mitologia e iconografia do Antigo Egito? Curso Online Antigo Egito - Mitologia e Iconografia
Guerra das Pirâmides, de Louis-Joseph Watteau
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Francois-Louis-Joseph_Watteau_001.jpg
A descoberta de Howard Carter
Para o grande interesse e conhecimento da Civilização do Antigo Egito grande contributo teve também a descoberta do túmulo do jovem rei Tutankhamon em 1922, pelo arqueólogo Howard Carter.
Atraindo milhões de turistas, exploradores e curiosos por ver o seu túmulo, praticamente intacto, e único sobrevivente, num dos mais ricos achados do Egito.