A História oral | Disciplina da História

Newsletter

A História oral como disciplina da História

De acordo com o historiador Paul Thompson, a História Oral foi o primeiro tipo de História.

Autora: Yolanda Silva

Durante séculos as fontes orais eram usadas como a única maneira de transmitir a história dos antepassados. No século V a.C., o historiador grego Tucídides transpõe para a palavra escrita os relatos da Guerra do Peloponeso, representando um dos primeiros e mais notáveis exemplos da importância do registo das tradições e histórias passadas de geração para geração.

Contudo, a disseminação da palavra impressa obscura a palavra falada. As práticas historiográficas reduzem a importância das fontes orais, o que resulta igualmente na redução da significância dos testemunhos orais. Alguns autores ao longo da História fazem por expressar o seu interesse na tradição oral, estudando crenças e costumes, de onde resultam produções literárias como o Romanceiro e Cancioneiro Geral de Almeida Garrett (datado de meados do século XIX).  

Pelos meados do século XX, historiadores e arquivistas lançam as primeiras iniciativas dentro de algumas universidades e sociedades históricas, pesquisando e recolhendo testemunhos de folclore local, que, em muitos casos, incluíam aspectos relativos ao próprio desenvolvimento da língua.

Emerge, assim, uma nova disciplina dentro da História. 

 

História oral (1)

Conheça o curso Online

História Oral

 Subscreva a nossa newsletter

E receba informação atualizada sobre temas de história da arte e valorização do património.

Newsletter

Menu