Gainsborough | os retratos e as paisagens

Newsletter

Thomas Gainsborough (Suffolk, 14 de Maio de 1727 – Londres, 2 de Agosto de 1788) foi um dos mais importantes pintores ingleses do Sec. XVIII e um dos membros fundadores da Royal Academy.

gainsborough self portrait webThomas Gainsborough, autorretrato

https://www.wikiart.org/en/thomas-gainsborough

 

 

 

 

 

 

 

 

Os retratos e as paisagens

Mrs. Sarah Siddons, the actress Gainsborough

 

Estudou com o pintor francês Hubert-François Gravelot. Em 1759 muda-se com a família para Bath e começa a atrair uma clientela aristocrática realizando sobretudo retratos.

 

 

Mrs. Sarah Siddons, the actress, 1785, National Gallery, London

https://www.wikiart.org/pt/thomas-gainsborough/mrs-sarah-siddons-the-actress-1785

 

 

 

Foi um dos membros fundadores da Royal Academy, em 1768 e, em 1774 mudou-se para Londres. Tornou-se um dos artistas mais importantes do seu tempo e o pintor favorito do rei George III e família real.

Gainsborough seashore with fishermen 1781

 

Embora os retratos constituam uma grande parte da sua obra, continuou, durante toda a sua vida, a pintar paisagens.

Seashore with Fishermen, 1781 – c.1782

https://www.wikiart.org/en/thomas-gainsborough/seashore-with-fishermen-1781

 

 

Gainsborough integrou estas duas temáticas – retrato e paisagem – de forma inovadora em muitas das suas obras.

Utilizava pinceladas leves e suaves criando nas suas obras uma noção de fluidez e naturalismo. Também a sua paleta de cores era  composta por tons suaves em conjunto com castanhos.

No Retrato de Mrs. Richard Brinsley Sheridan é possível analisar as principais caraterísticas da pintura de Gainsborough.

A partir de exerto do curso online Análise de obras de Arte, autora Yolanda Silva.

Gainsborough | Retrato de Mrs. Richard Brinsley Sheridan

Pintado entre 1785 e 1787. Encontra-se na National Gallery de Washington (EUA).

Thomas Gainsborough_ Mrs. Richard Brinsley Sheridan

Retrato de Mrs. Richard Brinsley Sheridan (Elizabeth Ann Linley Sheridan), com idade de 31 anos, integrada numa paisagem bucólica.

Está rodeada de arvoredo, vestida como uma senhora de alta sociedade e sentada sobre um rochedo. Os tecidos das suas finas vestes e os seus cabelos ondulados flutuam com o vento, tal como as folhas nas cristas das árvores. Ao fundo, o pôr-do-sol é ligeiramente ocultado por uma árvore solitária distante.

A postura da retratada está em concordância com a melancolia da cena.

O pintor utiliza pinceladas rápidas, muitas vezes apenas sugerindo as formas (repare-se nas mãos, com dedos enroscados no lenço de seda: são definidos por pinceladas sumárias dando apenas a sugestão da forma). A diafaneidade das pinceladas é primordial para o pintor, transmitindo ritmo à cor e à forma.

 

Detalhe 1_Thomas_Gainsborough_-_Mrs._Richard_Brinsley_Sheridan_webPinceladas são quase descuidadas de modo a dar a ideia de fundir a delicadeza do lenço de seda entre nos dedos da mulher.

 

 

 

 

 

 

 

Detalhe 3_ Thomas_Gainsborough_-_Mrs._Richard_Brinsley_Sheridan_weblinha da composição é diagonal, definida pela figura sentada. O desenho prima pelas suas linhas diáfanas e livres, organizando a composição em torno do rosto da retratada (e assim também no seu olhar e na sua expressão).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Detalhe 5_Thomas_Gainsborough_-_Mrs._Richard_Brinsley_Sheridan_webAs cores são outonais e estão distribuídas de modo difuso; sugerem-nos a ideia romântica de melancolia que, segundo relatos da época, condiziam com o temperamento da mulher retratada.

A luz esmorecida de um Sol poente (à esquerda) reforça essa ideia.

 

 

 


Conheça Gainsborough’s House 


Quer aprender a analisar uma obra de arte nos aspetos formais e simbólicos?

Outros cursos sobre análise de arte e história da arte

Newsletter

Menu