Quem foi Frida Kahlo | Exposição de 241 fotografias inéditas de várias fases da sua vida

Newsletter

Na exposição “Frida Kahlo. As suas fotografias”, patente no Centro Português de Fotografia, Porto, até 4 de Novembro de 2018 podemos perceber um pouco melhor quem foi Frida Kahlo .

Frida dava particular importância à fotografia. No entanto a maior parte da sua coleção de fotografias esteve escondida do público durante várias décadas a seu pedido. O arquivo de fotografias e objetos pessoais foi aberto apenas em 2003, sob a supervisão de Hilda Trujillo Soto, diretora do Museu Frida Kahlo. Uma parte das fotografias foi então transformada nesta exposição, com a curadoria do famoso fotógrafo e historiador de fotografia mexicano Pablo Ortiz Monasterio. Através dela podemos conhecer melhor quem foi Frida Kahlo .
quem foi Frida Kahlo 1
“Frida Kahlo – as suas fotografias” dá a conhecer 241 fotografias inéditas que representam diversas fases e pessoas da vida da artista e que foram objetos da sua afeição pessoal.

“Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.”

A vida da artista foi dramática e controversa. Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu a 6 de Julho de 1907 em Coyoacán, México.

Aos 6 anos contraiu poliomielite contraindo com uma lesão no pé direito. Aos 18 anos sofreu um grave acidente ficando vários meses entre a vida e a morte. As lesões sofridas na coluna vertebral marcaram a sua vida e definiram a sua obra artística. Durante os longos períodos de convalescença começou a pintar.

Em 1928, ingressou no Partido comunista mexicano tendo conhecido o pintor Diego Rivera. Casou-se duas vezes, com com ele.  Tiveram uma relação conturbada e agressiva e separaram-se inúmeras vezes.

Frida foi encontrada morta em casa no dia 13 de julho de 1954, aos 54 anos. Embora a causa da morte fosse pneumonia, a quantidade de medicamentos que tomava e as suas tentativas anteriores de suicídio deixam até hoje algumas dúvidas sobre a sua morte.

A Exposição “Frida Kahlo – As Suas fotografias”

Quando, em 1954, Frida morre, o seu marido, Diego Rivera, decide doar ao povo mexicano a casa onde viviam – a casa Azul, hoje o Museu Frida Kahlo.
Diego seleciona as pinturas de Frida, alguns desenhos, cerâmicas populares, a coleção de ex-votos, um corpete pintado, livros, fotografias, documentos e objetos diversos. Tudo o resto guarda para si.
Pouco tempo antes de morrer, Diego pede à amiga Lola Olmedo que o seu arquivo pessoal só fosse aberto ao fim de quinze anos. No entanto, se o seu amigo não o queria abrir, ela tão pouco o faria.
Assim, este arquivo permaneceu adormecido por cinquenta anos, à espera de um sopro que o devolvesse à vida, guardando mais de seis mil fotografias ao lado de desenhos, cartas, remédios, vestidos e diversos objetos.
Em 2010, o empenho de Hilda Trujillo Soto, diretora do Museu Frida Kahlo, vem permitir que parte deste acervo se transforme nesta mostra, com curadoria do fotógrafo e historiador da fotografia no México, Pablo Ortiz Monasterio.
“Frida Kahlo, As suas Fotografias”, mais do que revelar a profundidade e a intimidade da artista, renova o nosso olhar sobre aquela que é uma das mais importantes e enigmáticas artistas da América Latina.”

Programa “Frida Kahlo – as Suas Fotografias”, Centro Português de Fotografia, Porto

 

 

 

A exposição estreou-se em 2010, na Cidade do México. Desde então, já passou pela Alemanha, pela Nova Zelândia e pelos Estados Unidos, entre outros países. Esteve ainda patente em Lisboa.

 

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu