Quem foi Frida Kahlo | Exposição de 241 fotografias inéditas de várias fases da sua vida

Na exposição “Frida Kahlo. As suas fotografias”, patente no Centro Português de Fotografia, Porto, até 4 de Novembro de 2018 podemos perceber um pouco melhor quem foi Frida Kahlo .

Frida dava particular importância à fotografia. No entanto a maior parte da sua coleção de fotografias esteve escondida do público durante várias décadas a seu pedido. O arquivo de fotografias e objetos pessoais foi aberto apenas em 2003, sob a supervisão de Hilda Trujillo Soto, diretora do Museu Frida Kahlo. Uma parte das fotografias foi então transformada nesta exposição, com a curadoria do famoso fotógrafo e historiador de fotografia mexicano Pablo Ortiz Monasterio. Através dela podemos conhecer melhor quem foi Frida Kahlo .
quem foi Frida Kahlo 1
“Frida Kahlo – as suas fotografias” dá a conhecer 241 fotografias inéditas que representam diversas fases e pessoas da vida da artista e que foram objetos da sua afeição pessoal.

“Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.”

A vida da artista foi dramática e controversa. Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu a 6 de Julho de 1907 em Coyoacán, México.

Aos 6 anos contraiu poliomielite contraindo com uma lesão no pé direito. Aos 18 anos sofreu um grave acidente ficando vários meses entre a vida e a morte. As lesões sofridas na coluna vertebral marcaram a sua vida e definiram a sua obra artística. Durante os longos períodos de convalescença começou a pintar.

Em 1928, ingressou no Partido comunista mexicano tendo conhecido o pintor Diego Rivera. Casou-se duas vezes, com com ele.  Tiveram uma relação conturbada e agressiva e separaram-se inúmeras vezes.

Frida foi encontrada morta em casa no dia 13 de julho de 1954, aos 54 anos. Embora a causa da morte fosse pneumonia, a quantidade de medicamentos que tomava e as suas tentativas anteriores de suicídio deixam até hoje algumas dúvidas sobre a sua morte.

A Exposição “Frida Kahlo – As Suas fotografias”

Quando, em 1954, Frida morre, o seu marido, Diego Rivera, decide doar ao povo mexicano a casa onde viviam – a casa Azul, hoje o Museu Frida Kahlo.
Diego seleciona as pinturas de Frida, alguns desenhos, cerâmicas populares, a coleção de ex-votos, um corpete pintado, livros, fotografias, documentos e objetos diversos. Tudo o resto guarda para si.
Pouco tempo antes de morrer, Diego pede à amiga Lola Olmedo que o seu arquivo pessoal só fosse aberto ao fim de quinze anos. No entanto, se o seu amigo não o queria abrir, ela tão pouco o faria.
Assim, este arquivo permaneceu adormecido por cinquenta anos, à espera de um sopro que o devolvesse à vida, guardando mais de seis mil fotografias ao lado de desenhos, cartas, remédios, vestidos e diversos objetos.
Em 2010, o empenho de Hilda Trujillo Soto, diretora do Museu Frida Kahlo, vem permitir que parte deste acervo se transforme nesta mostra, com curadoria do fotógrafo e historiador da fotografia no México, Pablo Ortiz Monasterio.
“Frida Kahlo, As suas Fotografias”, mais do que revelar a profundidade e a intimidade da artista, renova o nosso olhar sobre aquela que é uma das mais importantes e enigmáticas artistas da América Latina.”

Programa “Frida Kahlo – as Suas Fotografias”, Centro Português de Fotografia, Porto

 

 

 

A exposição estreou-se em 2010, na Cidade do México. Desde então, já passou pela Alemanha, pela Nova Zelândia e pelos Estados Unidos, entre outros países. Esteve ainda patente em Lisboa.

 

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu