The Met Gala 2018 dedicada à moda e imaginário católico.
Na The Met Gala de 2018 vimos nas notícias o desfilar de estrelas do cinema e da moda com roupa inspirada no imaginário católico.
O que motivou esta temática foi a exposição que decorre de 10 de Maio até 8 de Outubro de 2018 no The Met Fifth Avenue e The Met Cloisters, em Nova Iorque.
“Heavenly Bodies | Fashion and Catholic Imagination”
Nesta exposição são exibidas peças cedidas pelo Museu do Vaticano, como vestes papais e acessórios e peças de moda de grandes estilistas inspiradas no imaginário católico.
Nos espaços expositivos encontramos criações de Gianni Versace, Dolce Gabbana, Karl Lagerfeld ou Yves Saint Laurent. Bem como casulas, dalmáticas, mitras e adereços pertencentes ao Museu do Vaticano.
Uma forma inovadora de expor e divulgar a arte. Mesmo que não possa visitar a exposição vale a pena “espreitar” as peças no video abaixo e explorar a página do The Met dedicada à exposição.
Exhibition Overview
Já agora! Sabe o que é?…
Casula – Capa redonda ampla e com capuz, cujo corte tem variado com o tempo. Tornou-se veste litúrgica cerca do século VI.
In: Glossário de vestes do Clero, Curso Online Iconografia dos Santos
Dalmática – Túnica de origem oriental, introduzida pelos imperadores Romanos. Tem mangas curtas, e pode ser aberta aos lados, e decorada.
In: Glossário de vestes do Clero, Curso Online Iconografia dos Santos
Mitra – Cobertura para a cabeça, com origem grega. Teve origem em dois chapéus gregos, o píleo e o pétaso, o nome derivando precisamente de uma banda que prendia o píleo junto à cabeça, e daquela que fixava o pétaso ao queixo, ambas chamadas mitra. Existem três variantes: a simples, feita em linho branco; a aurifrigiada, que é decorada com bordados elaborados; e a preciosa, com decoração de ouro e pedras preciosas.
In: Glossário de vestes do Clero, Curso Online Iconografia dos Santos