BEM VINDO ao curso Pós – Impressionismo
Edvard Munch disse que «a Natureza não é apenas tudo o que é visível ao olhar… Também inclui as imagens internas gravadas na alma.» De facto, nada pode ser mais verdadeiro ao olharmos para as obras dos artistas (denominados) Pós-Impressionistas.
O Pós-Impressionismo comporta um conjunto alargado de diferentes estilos artísticos, cujo denominador comum é a motivação de criar uma nova resposta ao movimento Impressionista, uma nova expressão na Arte, que permitisse ao artista mostrar a sua visão do mundo e da vida – visão esta cada vez mais sua.
As variações estilísticas surgidas foram reunidas sob uma designação única – Pós-Impressionismo – abarcando, por exemplo, o chamado Neo-Impressionismo (ou Pontilhismo) de Seurat, uma expressão artística orientada pela ciência, e o Simbolismo quase extravagante de Gauguin. Contudo, todos se concentravam na visão subjectiva do artista. De notar que este movimento surgiu precisamente em seguimento de uma era em que o conceito tradicional de beaux-arts era transcendido pela necessidade de expressão do que se passava no interior mais profundo do artista. A arte era, agora, uma janela para a alma e o pensamento do artista.
Como diz Walter Hess em relação aos artistas do final do século XIX e viragem para o século seguinte:
«Para o artista, a realidade torna-se então algo que ele tem de começar por criar partindo do nada e com meios puramente artísticos. Ele não representa, mas cria verdadeiramente e vê-se perante a tarefa de avançar para o desconhecido através de uma desordenada variedade de fenómenos, dar-lhes ordem, significado e coesão, que ele tem de tornar visíveis ou pelo menos perceptíveis, apenas por meio do seu processo artístico, e de transpor a distância entre o Eu e a Natureza – o mundo interior e o exterior – somente por meio da arte. O ponto de coesão do mundo deslocou-se decisivamente para o acto criador.» [in Documentos para a compreensão da Pintura Moderna]
O impacto estético do Pós-Impressionismo criará mais movimentos, mais grupos artísticos divergentes ao longo da viragem do século XX, tal como o Expressionismo e o Cubismo, assim como outros movimentos ainda mais recentes.
O curso está organizado por partes ou módulos a fim de facilitar a sequência da aprendizagem. No entanto, pode navegar livremente por todo o curso sem qualquer restrição, à medida dos seus interesses e do seu próprio método de trabalho.
Os cursos estão otimizados para dispositivos móveis, pode por isso realizar o seu estudo e consultas com total liberdade. Onde e quando quiser…
Autoria do curso: Yolanda Silva Edição: Citaliarestauro.com Copyright © 2021 por Citaliarestauro.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste curso pode ser reproduzida, distribuída ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou outros métodos eletrónicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do editor, exceto no caso de breves citações incluídas em revisões críticas e alguns outros usos não-comerciais permitidos pela lei de direitos autorais.