O curso é apresentado em paralelo com um projeto desenvolvido e coordenado pela autora, apresentando-se exemplo prático de como aplicámos os conceitos e métodos nas suas várias fases de desenvolvimento.
Apresentam-se ainda outras experiências realizadas, que poderão constituir sugestões de trabalho. Pretendemos, com a apresentação deste segundo tipo de atividades, demonstrar que a metodologia apresentada é aplicável em situações de projetos de maior dimensão mas também em “pequenas atividades” que devem igualmente ser concebidas e programadas cuidadosamente.
As atividades experimentais que vão ser referidas ao longo do curso são sobretudo centradas nas artes plásticas e atividades manuais, isto porque foi esta a nossa área de atuação. Não se esgotam aqui evidentemente as possibilidades de desenvolvimento de projetos desta natureza nem nos podemos fixar em conceitos de Património estritamente ligados aos monumentos e obras de arte.
O método apresentado pode ser utilizado em tantas outras temáticas como por exemplo as ligadas ao Património Natural, Património Ambiental, Património Imaterial, etc.
Gostaríamos ainda de realçar que os projetos de sensibilização para o património devem ter uma dupla perspetiva.
Se, por um lado, o seu objetivo é fazer com que as crianças e jovens respeitem e preservem o património, por outro constituem um importante recurso educativo que pode auxiliar no desenvolvimento social e na aprendizagem de outras matérias.
O curso vai ser desenvolvido de acordo com os seguintes pontos:
1 – Tema
2 – Estudo prévio / Investigação
2.1. Relativos ao tema / património
2.2. Relativos a programas / projetos educativos
3. Públicos e parcerias
3.1. Públicos
3.2. Parcerias
4. Desenvolvimento das atividades
4.1. Definição das atividades
4.2. Preparação
4.3. Realização
4.4.Divulgação e disseminação
4.5.. Avaliação
5. 10 Exemplos / Sugestões de aplicação