Conhecer África | Exposição: Contar Áfricas!

Newsletter

Conhecer África na sua diversidade e multiplicidade numa Exposição a decorrer até 21 de abril de 2019, no Padrão dos Descobrimentos, Lisboa.

Exposição: Contar Áfricas!

Organizada por António Camões Gouveia (NOVA FCSH), a exposição Contar Áfricas! em exibição no Padrão dos arte africanaDescobrimentos até 21 de Abril é fruto da colaboração de mais de 40 pesquisadores e diversas instituições e associações.

O espaço reúne múltiplas histórias Africanas contadas por dezenas de objetos, documentos e fotografias, que apresentam ao visitante a enorme diversidade cultural que caracteriza África.

As peças encontram-se agrupadas em três temáticas – Símbolos e Cores, Conquista e Exploração, Espaços e Poderes – que são também os fios  de conduta das ‘Visitas conversadas’ a decorrer às 11 horas nos domingos de 17 de fevereiro, 10 de março e 7 de abril.

 

Uma exposição a não perder, dotada de um espírito revisionista da história e da pluridade cultural Africana, e estrategicamente instalada no emblemático Padrão dos Descobrimentos, símbolo de uma presença Portuguesa em África sobre a qual afinal ainda temos muito que aprender.

Manuela Tenreiro


Mensagem de apresentação da exposição

Contar Áfricas! é uma exposição que decorre de um exercício científico-museológico. E que entendemos por este ‘exercício’? Este exercício foi um desafio lançado a dezenas de investigadores e especialistas que escolheram peças e palavras e que com elas desenharam um percurso para conhecer uma África diversa e múltipla.Em exposição estarão peças emblemáticas, de natureza e proveniência muitíssimo variadas, escolhidas por investigadores e especialistas das mais diversas áreas de estudo. Cada peça conta uma história e convida a uma análise e reflexão por parte de quem a escolhe.As peças e os ‘porquês’ de quem as escolheu, numa perspectiva de conjunto, permitem contar a história de uma África plural. As escolhas, dos investigadores e especialistas, são a base do desenho da narrativa museológica, de um circuito de auto-construção e de visita, que, ao invés de predefinido, é aberto e não-condicionado.

http://www.padraodosdescobrimentos.pt/pt/evento/exposicao-contar-africas-2/


 

Newsletter

Menu