como analisar uma obra de arte

Neste artigo vamos ver como analisar uma obra de arte e como fazer a sua leitura e interpretação.

A leitura ou interpretação de qualquer obra de arte torna-se um passo tão importante quanto a própria produção artística, porque só assim iremos compreender e apreender a mensagem do artista.

Texto: Yolanda Silva, autora do curso online Análise de obras de arte.

Imagem de capa: Mrs. Richard Brinsley Sheridan, de Thomas Gainsborough (século XVIII) – detalhe.


como analisar uma obra de arte

A análise pode ser objectiva (ou visual), em que se descreve os elementos como são vistos, ou subjectiva (ou simbólica), que descreve os nossos sentimentos aquando da visualização da obra.

Podemos ainda analisar uma obra segundo um ponto de vista formal (ou estético) que analisa toda a sintaxe visual (composição), com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.

Elementos base

Como uma leitura pode ser muito dependente das sensações que provoca em cada um de nós, encontram-se estabelecidos alguns elementos-base para a leitura de uma obra de arte.

Assim, quando pensamos em como analisar uma obra de arte há que ter em conta estes critérios comuns:

  • época,
  • técnica,
  • tema,
  • recursos utilizados pelo artista.

Pesquisa

Assim, e sempre que necessário recorrendo à pesquisa, antes de iniciar a leitura propriamente dita, devemos:

1)      Obter dados sobre o autor (como data de nascimento e morte, origem social, formação, outras obras);

2)      Reconhecer o assunto (cena religiosa, histórica, mitológica, alegórica, retrato, paisagem,…; se se encontra exposta, e qual foi a sua primeira aparição pública, etc.);

3)      Analisar o assunto (ou seja: uma descrição do que se encontra representado, lugares, enquadramentos, personagens, acções, etc.).

Se for o caso, também podemos acrescentar dados relativos ao local onde se encontra, criando uma legenda breve: autor, título, data de execução, suporte, dimensões, lugar de conservação/exposição.

Quando pensamos em como analisar uma obra de arte e descrevemos uma obra, devemos começar por anotar as nossas primeiras impressões. Poderão ajudar-nos numa fase posterior da nossa análise.

Contudo, há que ter em conta que devemos sempre justificar as nossas conclusões de modo que outros consigam relacionar-se com elas e, assim, entendê-las. Podemos, por exemplo, estabelecer comparações entre obras ou mesmo entre artistas e considerar alternativas que poderiam ter sido escolhidas pelos artistas ou o que terá afectado as suas escolhas naquela obra em particular.

Significados

Por fim, deveremos concluir a nossa análise com uma descodificação dos significados (reais ou simbólicos) da obra em análise.

E lembrem-se: tudo aquilo que for realmente observável na obra é digno de nota e motivo para análise.


Para aprender mais sobre análise e interpretação de obras de arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu