Pesquisa
Assim, e sempre que necessário recorrendo à pesquisa, antes de iniciar a leitura propriamente dita, devemos:
1) Obter dados sobre o autor (como data de nascimento e morte, origem social, formação, outras obras);
2) Reconhecer o assunto (cena religiosa, histórica, mitológica, alegórica, retrato, paisagem,…; se se encontra exposta, e qual foi a sua primeira aparição pública, etc.);
3) Analisar o assunto (ou seja: uma descrição do que se encontra representado, lugares, enquadramentos, personagens, acções, etc.).
Se for o caso, também podemos acrescentar dados relativos ao local onde se encontra, criando uma legenda breve: autor, título, data de execução, suporte, dimensões, lugar de conservação/exposição.
Quando pensamos em como analisar uma obra de arte e descrevemos uma obra, devemos começar por anotar as nossas primeiras impressões. Poderão ajudar-nos numa fase posterior da nossa análise.
Contudo, há que ter em conta que devemos sempre justificar as nossas conclusões de modo que outros consigam relacionar-se com elas e, assim, entendê-las. Podemos, por exemplo, estabelecer comparações entre obras ou mesmo entre artistas e considerar alternativas que poderiam ter sido escolhidas pelos artistas ou o que terá afectado as suas escolhas naquela obra em particular.
Significados
Por fim, deveremos concluir a nossa análise com uma descodificação dos significados (reais ou simbólicos) da obra em análise.
E lembrem-se: tudo aquilo que for realmente observável na obra é digno de nota e motivo para análise.