As 3 principais caraterísticas do Gótico | Arquitetura

A arquitetura do Gótico é um dos estilos arquitetónicos mais reconhecidos no mundo. Começando na França por volta de 1140 dC,  espalhou-se por toda a Europa nos quatro séculos seguintes. É praticamente sinónimo da Idade Média europeia.

Por Alexandra Kiely | Online course Gothic Architecture.

O Gótico está intimamente associado a igrejas, como a Notre Dame em Paris, a Catedral de Canterbury em Inglaterra e a Catedral de Colónia na Alemanha. Na verdade, muitas das grandes catedrais medievais foram construídas em estilo gótico, e ainda até hoje pode ser encontrado em igrejas em todo o mundo.

A palavra “gótico” costuma lembrar escadas íngremes, abóbadas, belos vitrais e misteriosas gárgulas.

Caraterísticas do Gótico

Characteristics of Gothic

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coro de Saint Denis

 

 

O novo coro que o Abade de Suger construiu para Saint Denis foi a primeira estrutura gótica.

Como se pode ver na foto acima, é diferente em muitos aspectos das igrejas românicas. É leve, arejado e cheio de grandes janelas. Em vez de paredes grossas e colunas maciças, apenas pilares finos sustentam a alta abóbada.

É um bom exemplo das 3 principais caraterísticas da arquitetura gótica

 

  • Verticalidade

No gótico, tudo enfatiza a verticalidade. Longas colunas e arcos alongados atraem os olhos para as abóbadas altas. A arquitetura é projetada para nos levar a olhar para cima, e isso enfatiza ainda mais sua altura. Por outro lado, os arcos largos e as colunas largas do românico enfatizavam características horizontais.

 

  • Luminosidade

As igrejas góticas têm janelas grandes e abundantes, de belos vitrais. O vidro colorido não deixa entrar muita luz, mas enche a igreja de cores brilhantes.

 

  • Leveza

Ao contrário do românico, sólido e terrestre, a arquitetura gótica parece ser leve como uma pena. As abóbadas dão uma sensação mágica, apenas com vitrais e colunas finas em baixo. Em alguns edifícios góticos, parece que há mais vidro que pedra.

 

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu