Quer viajar no tempo? Conheça as janelas temporais de Alexis Lecomte

As colagens fotográficas de Alexis Lecomte convidam a viajar no tempo e a refletir sobre as pessoas, os acontecimentos e as cenas que já ocorreram em locais famosos. Pontes entre passado e presente através da fotografia.


Texto: Jessica Panazzolo

Imagens: agradecemos a cedência das imagens a Alexis Lecomte, Histoire de Rue.


As janelas temporais de Alexis Lecomte

Você já esteve em frente a um monumento histórico ou rua famosa em qualquer lugar do mundo e se perguntou “quanta história já passou por aqui”?

Foi essa curiosidade e a paixão científica pela História que motivaram Alexis Lecomte a escrever sobre a conexão entre o passado e o presente para o blog Histoire de Rue em 2017.

No mesmo ano, o Instagram @histoire_de-rue, pensado incialmente para divulgar o blog, começou a ganhar corpo e superou os artigos, dando notoriedade para fotos montagens que sobrepõem o “antes e o agora” de lugares famosos.

Arco do Triunfo

Alexis Lecomte Arco do Triunfo

Arco do Triunfo (Paris, França) – Americanos desfilando na Champs-Elysées em 9 de maio de 1945, comemorando a rendição alemã assinada 2 dias antes, sobrepondo trânsito atual.

As colagens convidam o espectador a viajar no tempo e a refletir junto do autor sobre as pessoas, os fatos históricos e as cenas que já aconteceram em paisagens famosas como Arco do Triunfo ou o Palácio de Versalhes, por exemplo.

Sobre fotos atuais, o autor abre uma janela temporal e nos leva para a mesma paisagem de décadas anteriores. Assim, criam-se diversas camadas como a história em si do monumento e as épocas em que as fotos foram tiradas. As montagens são acompanhadas de um texto explicando o contexto e estabelecendo a relação entre o passado e o presente.

Lecomte é francês e vive em Paris. Muitas das imagens do Histoire de Rue são de registros franceses, mas há também imagens do México, Itália e Holanda. O autor das sobreposições explica que se preocupa com diversificar as localidades, mas sem fugir de critérios como o interesse histórico das imagens e a precisão das montagens.

Palácio de Buckingham

Alexis Lecomte Londres

Na varanda do Palácio de Buckingham, a (ainda) princesa Elizabeth, a rainha Elizabeth, Winston Churchill, o rei George VI e a princesa Margaret cumprimentam a enorme multidão reunida do lado de fora do palácio que comemora o armistício.

Templo de Kulkucán

Alexis Lecomte México

Foto de 1860 no templo de Kulkucán (Yucatán, México), feita pelo explorador, arqueólogo e fotógrafo Désiré Charnay. Pessoas sobrem no templo em uma época que a proibição de acesso ainda estava longe de ser pensada.

A iniciativa de Lecomte já foi notada por grandes instituições – como Museu do Louvre, Grand Palais in Paris, Palácio de Versalhes e a cidade francesa de Poitiers – que contam com a colaboração do autor para promover suas histórias e seus monumentos. Para as instituições culturais este é mais um meio para conectarem-se com a atualidade e as redes sociais, ampliando a audiência para além de seus canais tradicionais.

Museu do Louvre

Alexis Lecomte Louvre

Construção da polêmica pirâmide de vidro na frente do Museu do Louvre, em 1987.

Palácio de Versalhes

VersalhesAlexis Lecomte

A famosa Galeria dos Espelhos, no Palácio de Versalhes (França), transformada em uma grande sala de reunião para assinatura do Tratado de Versalhes, em junho de 1919


Pode ter interesse nos nossos artigos relacionados com fotografia.


[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Cta_Widget”][/siteorigin_widget]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu