As colagens fotográficas de Alexis Lecomte convidam a viajar no tempo e a refletir sobre as pessoas, os acontecimentos e as cenas que já ocorreram em locais famosos. Pontes entre passado e presente através da fotografia.
Texto: Jessica Panazzolo
Imagens: agradecemos a cedência das imagens a Alexis Lecomte, Histoire de Rue.
As janelas temporais de Alexis Lecomte
Você já esteve em frente a um monumento histórico ou rua famosa em qualquer lugar do mundo e se perguntou “quanta história já passou por aqui”?
Foi essa curiosidade e a paixão científica pela História que motivaram Alexis Lecomte a escrever sobre a conexão entre o passado e o presente para o blog Histoire de Rue em 2017.
No mesmo ano, o Instagram @histoire_de-rue, pensado incialmente para divulgar o blog, começou a ganhar corpo e superou os artigos, dando notoriedade para fotos montagens que sobrepõem o “antes e o agora” de lugares famosos.
Arco do Triunfo
As colagens convidam o espectador a viajar no tempo e a refletir junto do autor sobre as pessoas, os fatos históricos e as cenas que já aconteceram em paisagens famosas como Arco do Triunfo ou o Palácio de Versalhes, por exemplo.
Sobre fotos atuais, o autor abre uma janela temporal e nos leva para a mesma paisagem de décadas anteriores. Assim, criam-se diversas camadas como a história em si do monumento e as épocas em que as fotos foram tiradas. As montagens são acompanhadas de um texto explicando o contexto e estabelecendo a relação entre o passado e o presente.
Lecomte é francês e vive em Paris. Muitas das imagens do Histoire de Rue são de registros franceses, mas há também imagens do México, Itália e Holanda. O autor das sobreposições explica que se preocupa com diversificar as localidades, mas sem fugir de critérios como o interesse histórico das imagens e a precisão das montagens.
Palácio de Buckingham
Templo de Kulkucán
A iniciativa de Lecomte já foi notada por grandes instituições – como Museu do Louvre, Grand Palais in Paris, Palácio de Versalhes e a cidade francesa de Poitiers – que contam com a colaboração do autor para promover suas histórias e seus monumentos. Para as instituições culturais este é mais um meio para conectarem-se com a atualidade e as redes sociais, ampliando a audiência para além de seus canais tradicionais.
Museu do Louvre
Palácio de Versalhes
Pode ter interesse nos nossos artigos relacionados com fotografia.