artistas pós impressionistas | Como um grupo de «desajustados» mudou as regras da Pintura Contemporânea

Newsletter

Conheça alguns dos mais marcantes artistas pós impressionistas e as suas obras neste artigo.

Inclui um vídeo explicativo.


Texto: Yolanda Silva Curso online Pós Impressionismo.

Imagem de capa: Autorretrato Vincent Van Gogh


artistas pós impressionistas

Tal como todos os movimentos artísticos, há sempre nomes mais sonantes. Podemos identificar alguns artistas pós impressionistas mais marcantes:

Paul Cézanne foi um pintor francês influente no movimento, cujas representações do mundo natural, baseadas em planos geométricos, traçou o caminho para o Cubismo e outros movimentos artísticos modernos.

Vincent Van Gogh foi um dos mais experimentais e prolíficos artistas pós impressionistas da sua época, comummente associado ao movimento Pós-Impressionista. Tratava a cor e a perspectiva com mestria. Este pintor holandês viveu assombrado por problemas pessoais toda a vida, sendo que muitos historiadores e críticos de arte especulam que Van Gogh sofreria de desordem bipolar.

Paul Gauguin era um artista francês que considerava a sua arte sintética: usava a cor, a linha, a forma e o sentimento para criar uma imagem sintética do sujeito da sua pintura. É soberbamente conhecido pelas suas representações da vida dos nativos da Polinésia e Taiti.

Georges-Pierre Seurat foi o pintor francês responsável pelo surgimento do Neo-Impressionismo e do Pós-Impressionismo, no final do século XIX. A maior contribuição de Seurat para a arte é o desenvolvimento do Pontilhismo – um estilo em que a imagem é formada por pequenos pontos de cor, cuja combinação cria uma coesão. A sua técnica combina a teoria da Óptica e a da Cor, evocando uma harmonia visual totalmente nova no panorama artístico.

Edouard Vuillard foi um dos artistas pós impressionistas especialmente conhecido pelos seus interiores e cenas domésticas, como membro do grupo dos Nabis. Os seus trabalhos são caracterizados por áreas de cor «em bruto», manchas pontilhadas e padrões decorativos que se espalham pelas telas.

Henri Rousseau foi um pintor autodidacta francês, conhecido pela sua figuração plana de cenas surreais e oníricas, representada em contextos e cenários primitivos.

Henri de Toulouse-Lautrec representava sobretudo dançarinas, prostitutas, bêbados e outras personagens da vida nocturna e boémia do fim-de-século parisiense. É também conhecido pelas caricaturas dos seus amigos, assim como por muitos dos posters publicitários das salas de espectáculo de Paris.


Programa do curso pós impressionismo

1. Contexto: o início

2. A estética Pós-Impressionista

2.1. Principais artistas pós impressionistas : sinopse

2.2. Conceitos e Estilos

2.2.1. Seurat

2.2.2. Van Gogh

2.2.3. Gauguin

2.2.4. Cézanne

2.2.5. Rousseau

2.3. Outros desenvolvimentos no Pós-Impressionismo

3. Análise de algumas obras relevantes

3.1. Seurat – A Torre Eiffel

3.2. Van Gogh – Campo de Trigo com corvos

3.3. Gauguin – Cristo no Jardim das Oliveiras (Autorretrato)

3.4. Cézanne – Casas na Provença (L’Estaque)

3.5. Rousseau – A Cigana Adormecida

Cursos online

No curso de historia da arte online – Pós-impressionismo vai conhecer o movimento que abriu caminho às vanguardas artísticas contemporâneas. Conheça a obra de Seurat, Van Gogh, Gauguin, Cézanne, Rousseau, entre outros.

2 Comentários. Leave new

  • Zackary Kealohanui
    29/11/2021 11:39

    Everything is very open with a really clear explanation of the challenges. It was really informative. Your site is very useful. Thank you for sharing!|

    Responder
  • Bertram Karnas
    15/12/2021 14:06

    I enjoy what you guys tend to be up too. This sort of clever work and reporting! Keep up the good works guys I’ve included you guys to my own blogroll.|

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu