artistas pós impressionistas | Como um grupo de «desajustados» mudou as regras da Pintura Contemporânea

Conheça alguns dos mais marcantes artistas pós impressionistas e as suas obras neste artigo.

Inclui um vídeo explicativo.


Texto: Yolanda Silva Curso online Pós Impressionismo.

Imagem de capa: Autorretrato Vincent Van Gogh


artistas pós impressionistas

Tal como todos os movimentos artísticos, há sempre nomes mais sonantes. Podemos identificar alguns artistas pós impressionistas mais marcantes:

Paul Cézanne foi um pintor francês influente no movimento, cujas representações do mundo natural, baseadas em planos geométricos, traçou o caminho para o Cubismo e outros movimentos artísticos modernos.

Vincent Van Gogh foi um dos mais experimentais e prolíficos artistas pós impressionistas da sua época, comummente associado ao movimento Pós-Impressionista. Tratava a cor e a perspectiva com mestria. Este pintor holandês viveu assombrado por problemas pessoais toda a vida, sendo que muitos historiadores e críticos de arte especulam que Van Gogh sofreria de desordem bipolar.

Paul Gauguin era um artista francês que considerava a sua arte sintética: usava a cor, a linha, a forma e o sentimento para criar uma imagem sintética do sujeito da sua pintura. É soberbamente conhecido pelas suas representações da vida dos nativos da Polinésia e Taiti.

Georges-Pierre Seurat foi o pintor francês responsável pelo surgimento do Neo-Impressionismo e do Pós-Impressionismo, no final do século XIX. A maior contribuição de Seurat para a arte é o desenvolvimento do Pontilhismo – um estilo em que a imagem é formada por pequenos pontos de cor, cuja combinação cria uma coesão. A sua técnica combina a teoria da Óptica e a da Cor, evocando uma harmonia visual totalmente nova no panorama artístico.

Edouard Vuillard foi um dos artistas pós impressionistas especialmente conhecido pelos seus interiores e cenas domésticas, como membro do grupo dos Nabis. Os seus trabalhos são caracterizados por áreas de cor «em bruto», manchas pontilhadas e padrões decorativos que se espalham pelas telas.

Henri Rousseau foi um pintor autodidacta francês, conhecido pela sua figuração plana de cenas surreais e oníricas, representada em contextos e cenários primitivos.

Henri de Toulouse-Lautrec representava sobretudo dançarinas, prostitutas, bêbados e outras personagens da vida nocturna e boémia do fim-de-século parisiense. É também conhecido pelas caricaturas dos seus amigos, assim como por muitos dos posters publicitários das salas de espectáculo de Paris.


Programa do curso pós impressionismo

1. Contexto: o início

2. A estética Pós-Impressionista

2.1. Principais artistas pós impressionistas : sinopse

2.2. Conceitos e Estilos

2.2.1. Seurat

2.2.2. Van Gogh

2.2.3. Gauguin

2.2.4. Cézanne

2.2.5. Rousseau

2.3. Outros desenvolvimentos no Pós-Impressionismo

3. Análise de algumas obras relevantes

3.1. Seurat – A Torre Eiffel

3.2. Van Gogh – Campo de Trigo com corvos

3.3. Gauguin – Cristo no Jardim das Oliveiras (Autorretrato)

3.4. Cézanne – Casas na Provença (L’Estaque)

3.5. Rousseau – A Cigana Adormecida

Cursos online

No curso de historia da arte online – Pós-impressionismo vai conhecer o movimento que abriu caminho às vanguardas artísticas contemporâneas. Conheça a obra de Seurat, Van Gogh, Gauguin, Cézanne, Rousseau, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu