Hoje, aprenda a fazer um filtro dos sonhos ou caça sonhos. Bastam alguns materiais simples e seguir atentamente as instruções e os vídeos seguintes. E vai conseguir assim ficar só com os sonhos bons e expulsar os maus. Parece uma boa ideia!
Mas o que é um filtro dos sonhos?
O filtro dos sonhos tem origem no povo indígena da América do Norte, os Ojibwa ou Chippewa, para o qual a tarefa mais importante na vida de um homem era aprender a decifrar sonhos – reflexos do nosso inconsciente.
O filtro dos sonhos também é conhecido como teia dos sonhos, caça sonhos, espanta pesadelos ou dream catcher, em inglês.
É um amuleto de proteção.
Os Ojibwa acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e maus. A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebés e a cama das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente onde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos maus ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem.
E como fazer um filtro dos sonhos?
Material necessário
– suporte circular
– fio
– adereços a gosto
Passo 1
Comece por enrolar fio à volta do seu aro (se gostar do seu suporte, salte este passo).
Passo 2
De seguida corte um grande bocado de fio (+/- 2m) e dê um nó no topo do suporte.
Passo 3
Dando a margem que preferir (não crie um espaço muito pequeno na primeira vez), passe o fio da frente para trás por cima do aro e de seguida passe-o novamente para baixo pela abertura que se criou entre o fio e o suporte.
Repita o mesmo processo, dividindo assim o aro por partes iguais.
Passo 4
Faça o último nó no mesmo sítio que o primeiro, ajeitando os outros nós, se necessário para que o aro esteja dividido em partes iguais.
Passo 5
Faça agora o mesmo processo mas em vez de fazer o nó no aro faça no meio das rectas que criou com os fios.
Passo 6
Quando chegar novamente ao início passe o fio pelo primeiro pequeno triângulo que criou, para que o nó fique fixo.
Passo 7
E repita o processo, dando o nó (passo 3) no meio das novas rectas que criou (não esqueça de fazer o passo 6 sempre que chegar ao final de cada fileira).
Passo 8
Assim continue fechando o círculo, dando um nó no final para fixar.
Passo 9
No final pode pendurar algum adereço no círculo central que ficou em branco. Afinal, é por aqui que vão passar os sonhos bons!