Acondicionamento e armazenamento de documentos

O acondicionamento e armazenamento de documentos e livros tem como objetivo protegê-los de diversos agentes de degradação, prevenindo a ocorrência de danos e retardando a degradação intrínseca do papel.

Artigo da autoria de Geraldine Gracia e Diana Bencatel .

Curso Online | Acondicionamento de Livros e Documentos em Papel. 

Acondicionamento e armazenamento de documentos

Um correto acondicionamento e armazenamento de documentos pode contribuir decisivamente para manter os Livros e documentosvolumes em bom estado de conservação, prolongando o seu tempo de “vida”.

Desta forma, reduz-se a necessidade de intervenções mais profundas, o que, para além de outras vantagens, permite poupar recursos, nomeadamente financeiros, manter o valor dos volumes e preservar a sua autenticidade.

Para além das questões ambientais (controle de humidade, temperatura, luz, agentes biológicos, etc) o acondicionamento em invólucros adequados é fundamental.

Tipos de invólucros

Existe uma grande variedade de invólucros para acondicionamento de documentos e livros em papel.

Apresentam-se apenas alguns modelos, a maioria de fácil construção, que podem ser feitos à medida, adaptando-se ao volume que se pretende proteger.

 

Capilhas

acondicionamento e armazenamento de documentos

As capilhas são invólucros bastante simples, feitos normalmente em cartão com pouca espessura ou em Melinex®.

São úteis para o acondicionamento de documentos avulso ou pequenos maços.

A quantidade de documentos a colocar dentro de uma capilha dependerá do tipo de capilha, das dimensões dos documentos e do seu estado de conservação (documentos mais frágeis devem preferencialmente ser colocados em invólucros individuais, podendo depois ser colocados numa caixa juntamente com outros documentos, por exemplo).

 

 

Envelopes de quatro abas

embalaje de documentos

 

 

De um modo geral, os envelopes de quatro abas são bastante simples de elaborar, utilizando-se normalmente para acondicionamento de maços de reduzida espessura, separatas, etc.

 

 

 

 

 

 

Portfólio

Portefólio

 

 

Este tipo de invólucro é composto por duas partes: um envelope feito com papel ou cartão com pouca espessura (um envelope de quatro abas, por exemplo) colado a uma capa de suporte.

É bastante útil para guardar brochuras, panfletos, etc.

 

 

 

 

Encapsulamento em Melinex®

Embalage de documentos

 

 

 

Método de acondicionamento que consiste na colocação do documento numa bolsa de película de poliéster (Melinex®).

Este tipo de invólucro é geralmente utilizado para proteger obras e documentos muito manuseados que se pretende manter visíveis mas protegidos, nomeadamente gravuras, mapas e documentos danificados (por exemplo com rasgões) – que desta forma podem ser consultados em segurança até serem reparados.

Também pode ser um invólucro útil em contexto de exposição.

 

 

 


Pode aprender a realizar estes e outros tipos de invólucros – com instruções detalhadas e tutoriais – no curso online Acondicionamento de Livros e Documentos.

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu