Autoria do curso: Luciana Sá Edição: Citaliarestauro.com Data de publicação: outubro 2021 Copyright © 2021 por Citaliarestauro.com Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste curso pode ser reproduzida, distribuída ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou outros métodos eletrónicos ou mecânicos, sem a prévia autorização por escrito do editor, exceto no caso de breves citações incluídas em revisões críticas e alguns outros usos não-comerciais permitidos pela lei de direitos autorais.
“Tatuagens, junto com escarificação[1], a perfuração corporal e outras formas de modificação corporal, são vistas como características universais de sociedades ‘primitivas’. Essas práticas são encontradas nos mais antigos registros arqueológicos da Era do Paleolíticos Superior e são compreendidas como indicadores visuais de idade, status social, posição familiar, filiação tribal e assim por diante.” em tradução livre DEMELO, M. 2000
A modificação corporal faz parte das sociedades desde, pelo menos, o Paleolítico. Raspar a cabeça, raspar os pelos, pintar os cabelos, enfeitar o corpo, criar cicatrizes e marcas é parte dos costumes dos mais variados povos nos quatro cantos do planeta. A tatuagem surgiu nas mais variadas sociedades em épocas diferentes, com técnicas diferentes e funções diferentes, mas se faz presente em todas as culturas, mostrando uma necessidade inerente ao ser humano de usar o corpo para comunicar algo.
Charles Darwin em The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex afirma que nenhuma nação desconhecia a arte da tatuagem. De fato, a tatuagem foi criada várias vezes, em diferentes momentos e partes da Terra, dos índios norte-americanos aos esquimós, da Malásia à Tunísia, passando pelas ilhas do Pacífico, a maioria dos povos do planeta praticava ou havia praticado algum tipo de tatuagem.
Ainda que a história da tatuagem se confunda com outras modificações corporais, o objeto de estudo, neste curso, é mesmo o costume de marcar a pele com pigmento, como a gente conhece, e só aí já tem muita história para contar.
Será possível conhecer os primeiros registros, as mais antigas evidências e espécimes, passando por importantes momentos de descoberta, troca entre povos em diferentes estágios de civilização, entre orientais e ocidentais, entre tradição e inovação. Ao traçar um paralelo entre o sagrado oriental e o profano ocidental, pretende-se compreender o valor dessa arte para cada sociedade que ela se insere.
O estudo antropológico e sociológico da tatuagem tem como objetivo informar e mostrar o quanto é inerente ao ser humano usar o corpo como tela para se comunicar, se destacar ou mesmo se diferenciar, tanto de animais como de outros seres humanos.
Meu objetivo é dar ferramentas para afastar, de vez, o estigma marginalizado que perseguiu a tatuagem durante a maior parte da sua história no ocidente.
[1] Escarificação: técnica de modificação corporal que consiste em cortes superficiais na pele, produzindo cicatrizes mais ou menos pronunciadas. in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/escarifica%C3%A7%C3%A3o [consultado em 04-07-2018].