A 22 de Junho de 1633 Galileu Galilei foi forçado a retratar-se da sua visão copernicana de que a Terra orbita o Sol pelo Papa (o Vaticano apenas formalizou oficialmente que estava errado em 1983).
Eppur si muove!
E contudo move-se. Segundo a lenda terá sido a frase murmurada por Galileu Galilei (1564 – 1642) após ter renegado a sua teoria heliocêntrica perante o tribunal da inquisição.
Seja a frase verdadeira ou não, certo é que o legado cientifico de Galileu mudou o pensamento cientifico.
Galileu Galilei e o heliocentrismo
Uma das suas maiores realizações foi o aperfeiçoamento do telescópio. Este permitiu-lhe, através da observação, fundamentar a teoria heliocêntrica que Copérnico havia formulado.
O desenvolvimento do telescópio permitiu-lhe descobrir as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno…
Veja o mini – video da RTP Ensina O LEGADO DE GALILEU.
O método científico
É considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna.
Foi o primeiro a formular a Lei da queda dos corpos – dois objetos de pesos diferentes caíam com a mesma velocidade.
Terá demonstrado a sua teoria na Torre de Pisa, de onde jogou simultaneamente uma bola de metal e outra de madeira que atingiram o chão ao mesmo tempo. Mais tarde desenvolvida por Isaac Newton e Albert Einstein.
Galileu desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e foi o precursor do relógio de pêndulo.
Algumas frases famosas de Galileu Galilei
“A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”
“Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.”
“A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento.”
“A filosofia está escrita nesse grande livro – o Universo – que permanece continuamente aberto.”
“Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problemas é descobri-las.”