Paris dos boulevards, praças e grandes bosques | a grande reforma urbanística de Haussmann
Na segunda metade do século XIX, a cidade de Paris foi objeto de um radical projeto de reforma urbana, lançado pelo imperador Napoleão III e colocado em prática pelo barão Georges-Eugène Haussmann entre 1852 e 1870.
Do curso online Grátis Edgar Degas e o Impressionismo...
O Projeto
Esquema de trabalhos de Haussmann em Paris. Linhas mais grossas, novas ruas – tracejado quadriculado, novos bairros – tracejado horizontal, os dois grandes parques periféricos: o Bois de Boulogne (à esquerda) e o Bois de Vincennes (à direita).
Fonte: Livro História da Cidade, Leonardo Benevolo.
Este projeto tinha como objetivo uma melhor circulação no tecido urbano facilitando manobras militares bem como uma maior higienização da Cidade.
Em menos de vinte anos a cidade de caraterísticas ainda medievais, com ruelas estreitas e esgotos a céu aberto, transforma-se radicalmente.
Um dos principais pontos da reforma de Haussmann é a reforma da Ìlle de la Cité em área militar sendo destruídas centenas de casas e construídos novos fogos.
Os bairros degradados são arrasados, as ruas passam a ser iluminadas.
É nesta altura que se constroem grandes eixos viários atravessando a cidade. Surgem ainda praças com monumentos, e boullevards.
São criados os dois grandes bosques (Bologne e Vaincennes) e parques dentro da cidade (Jardin dês Tulleries, Palais Royal, Parc Montsouris).
Associado a outra grande inovação da época – o comboio – são criadas grandes estações ferroviárias (Gare de Lyon, Gare du Nord).
Gare de Lyon e Gare du Nord
Estas grandes transformações foram documentadas pelo fotógrafo Charles Marville, contratado oficialmente em 1862.
Pode ver algumas das fotografias de Marville na ligação seguinte (exposição realizada pelo Met Museum).
As inovações arquitetónicas continuam nas décadas seguintes com a construção de algumas das obras mais icónicas de Paris:
A Ópera, de Charles Garnier, inaugurada em 1875
As grandes exposições universais realizadas em Paris trouxeram estruturas arquitetónicas inovadoras.
A Torre Eiffel, de Gustave Eiffel, inaugurada em 1889
O Complexo Grand Palais, Petit Palais e Ponte Alexandre III. Construídos para a Exposição Universal de 1900
Haussmann “personifica um século de obras públicas que ainda hoje definem a organização urbana da cidade e a identidade da capital francesa. Quem iria pensar no mapeamento do Segundo Império Francês como uma rede exemplar para a mobilidade? Ou o quarteirão do século XIX como uma ferramenta eficaz para uma cidade sustentável? Ou a construção estilo Haussmann como arquétipo de flexibilidade? “
(Centro Cultural de Belém, Lisboa, que decorreu de 6 março a 19 de junho 2018)
Para saber como organizar uma exposição e avaliar o seu impacto. Curso Online Curadoria de Arte | Exposição
2 Comentários.
Sou restauradora e gosto muito de arquitetura. Me interesso pelo século XIX, seus estilos e principalmente o ecletismo. Gostaria de fazer cursos nessa area
Obrigada pelo seu comentário. Temos alguns cursos que de certeza lhe podem interessar. Os nossos Guias de Tesouros Arquitetónicos, sobretudo o IV – do neoclassicismo ao descontrutivismo – que pode ver na ligação na área Arquitetura | História da Arquitetura.