Thomas Gainsborough (1727, Sudbury – 1788, Londres)
Thomas Gainsborough é um dos mais conhecidos pintores ingleses do Sec. XVIII. Foi membro fundador da Royal Academy, em 1768.
As temáticas das suas obras centram-se sobretudo em retratos e paisagens.
Utilizou nas suas obras maioritariamente uma paleta de cores suaves conjugada com castanhos. As pinceladas diáfanas são primordiais para o pintor, transmitindo ritmo à cor e à forma.
Vamos olhar para Thomas Gainsborough através de um excerto da análise de Yolanda Silva no curso Online ANÁLISE DE OBRAS DE ARTE
Retrato de Mrs. Richard Brinsley Sheridan
Pintado entre 1785 e 1787. Encontra-se na National Gallery de Washington (EUA)
Retrato de Mrs. Richard Brinsley Sheridan (Elizabeth Ann Linley Sheridan), com idade de 31 anos, integrada numa paisagem bucólica.
Está rodeada de arvoredo, vestida como uma senhora de alta sociedade e sentada sobre um rochedo. Os tecidos das suas finas vestes e os seus cabelos ondulados flutuam com o vento, tal como as folhas nas cristas das árvores. Ao fundo, o pôr-do-sol é ligeiramente ocultado por uma árvore solitária distante.
A postura da retratada está em concordância com a melancolia da cena.
O pintor utiliza pinceladas rápidas, muitas vezes apenas sugerindo as formas (repare-se nas mãos, com dedos enroscados no lenço de seda: são definidos por pinceladas sumárias dando apenas a sugestão da forma). A diafaneidade das pinceladas é primordial para o pintor, transmitindo ritmo à cor e à forma.
Pinceladas são quase descuidadas de modo a dar a ideia de fundir a delicadeza do lenço de seda entre nos dedos da mulher.
A linha da composição é diagonal, definida pela figura sentada. O desenho prima pelas suas linhas diáfanas e livres, organizando a composição em torno do rosto da retratada (e assim também no seu olhar e na sua expressão).
As cores são outonais e estão distribuídas de modo difuso; sugerem-nos a ideia romântica de melancolia que, segundo relatos da época, condiziam com o temperamento da mulher retratada.
A luz esmorecida de um Sol poente (à esquerda) reforça essa ideia.
Para conhecer com detalhe a biografia de Thomas Gainsborough e as suas obras (em inglês): Web Gallery of Art
Quer saber como Como fazer a leitura, análise e interpretação de uma obra de arte nos seus aspetos formais e simbólicos?
Curso Online Análise de Obras de Arte
O que dizem os alunos sobre o curso Análise de obras de arte
Análise de obras de arte O que dizem do curso by fatima.muralha