A atividade de Escultura em gesso consistiu na construção de um projeto personalizado com uma técnica de expressão a 3 dimensões.
As crianças exploraram uma nova expressão artística e desenvolveram capacidades de trabalho em equipa. Construíram peças individualmente para integração num projeto conjunto.
Construímos ainda um pequeno painel de peixes e estrelas alertando para a necessidade de salvar os nossos Mares e Oceanos.
Materiais e ferramentas para fazer a Escultura em gesso
- Gesso.
- Recipiente para misturar o gesso com água (um alguidar de cozinha por exemplo).
- Formas de praia.
- Tinta para pintura (garantir que é adequada à utilização por crianças).
- Pincéis, tesoura, lápis.
- Cola branca.
- Cartolina.
- Papel transparente.
- Vários papéis para recorte.
- Também pode utilizar outros papéis, restos de tecido, etc.
A Escultura em gesso a realizar terá ver com a temática escolhida e depois, é deixar correr a imaginação.
Só uma pequena nota sobre a importância da educação artística e experimental.
Embora não seja o objetivo deste artigo, apenas uma pequena nota sobre a importância e necessidade de experiências artísticas com as nossas crianças.
As estruturas curriculares das escolas muitas vezes não deixam tempo suficiente para o desenvolvimento de atividades de artes em contexto escolar, ou pelo menos não tantas como os educadores desejariam. Mas não podemos esquecer que as crianças são facilmente cativadas através de novos desafios e de novas experiências. Aprender experimentando é naturalmente muito mais eficaz do que os processos de aprendizagem tradicionais.
Muitas vezes pensamos apenas nas artes com caráter lúdico e criativo. Mas estas constituem também um importante coadjuvante para o desenvolvimento da aprendizagem de outras matérias e competências (trabalho em equipa, destreza e raciocínio mas também cálculo, geometria, física e química, história) e que valerá a pena pensar nas artes como uma ferramenta de ensino.
Obrigada pela sua atenção!
Conheça o curso online Educação Patrimonial
As crianças são facilmente cativadas através de novos desafios e de novas experiências e serão, sem dúvida, elas a salvaguardar o nosso Património para o futuro.
Conheça métodos de trabalho e conceitos importantes para o desenvolvimento e operacionalização de um projeto de Educação Patrimonial e veja algumas sugestões e guiões de atividades.
Para além da atividade a escrita ao longo do tempo pode, neste curso, descarregar mais 10 guiões de atividades pedagógicas.
Programa do Curso Educação Patrimonial
1 – Tema
2 – Estudo prévio / Investigação
2.1. Relativos ao tema / património
2.2. Relativos a programas / projetos educativos
3. Públicos e parcerias
3.1. Públicos
3.2. Parcerias
4. Desenvolvimento das atividades
4.1. Definição das atividades
4.2. Preparação
4.3. Realização
4.4.Divulgação e avaliação
5. 10 Exemplos / Sugestões de aplicação
6. Guiões de atividades de educação patrimonial
Este curso pretende ser sobretudo uma partilha de experiências realizadas ao longo do tempo e em vários contextos mas sempre com o objetivo último de sensibilizar crianças e jovens para a preservação do nosso, ou melhor, do Seu… Património Cultural.
Sistematizam-se alguns métodos de trabalho e conceitos importantes para o desenvolvimento e operacionalização de um projeto de sensibilização para o Património que pretendem ser um guião de reflexão para aqueles que vão desenvolver um projeto nesta vertente.
Não há receitas! Cada caso é um caso, cada contexto é diferente…
No entanto, a sistematização de metodologias para o desenvolvimento de projetos de educação patrimonial é de grande importância. Quer se trate de grandes projetos com orçamentos e meios alargados, quer estejamos a falar de pequenos projetos. Planear, implementar, controlar e avaliar são fundamentais para o sucesso.