Arquitetura e urbanismo | Cartas e Convenções

Os conceitos de conservação do património no âmbito da arquitetura e urbanismo têm tido, ao longo do tempo, uma grande evolução.  Esta é fruto do debate de ideias em torno destes temas e da própria evolução da ideia de Cidade.

Assim, os conceitos relacionados com conservação do Património, no que respeita à arquitetura e urbanismo , alargam-se com o próprio desenvolvimento do conceito de reabilitação e revitalização urbana, planeamento urbano e sustentabilidade.

Quando nos perguntamos o que é o Património Histórico e Cultural e quais os princípios para a sua salvaguarda, somos confrontados com inúmeras cartas e convenções internacionais. Ainda bem pois demonstra que não estamos a lidar com conceitos “fechados” e que existe debate de ideias, evolução e adaptação.

O objetivo deste artigo é o de apresentar uma síntese das principais cartas e convenções internacionais sobre salvaguarda do Património com ligação mais direta à arquitetura e urbanismo. Não esgota, nem de perto, tudo o que se publicou e, seguramente, muito em breve teremos novos documentos fruto de novos debates. Esperamos apenas que seja uma síntese útil.

Apresentamos uma lista cronológica das mais importantes cartas e convenções sobre salvaguarda do Património no âmbito da arquitetura e urbanismo. (do curso online Conservação e Restauro de Pedra).

Restauro de pedraCartas e Convenções

Carta Europeia do Património Arquitetónico | 1975

Define / Alarga os conceitos de Património Arquitetónico.

Descarregar em Pdf

Carta de Lisboa sobre Reabilitação Urbana | 1995

Define os conceitos de reabilitação de um edifício e de reabilitação urbana e conceitos relacionados.

Descarregar em Pdf

Carta de Cracóvia | 2000

Define os princípios para a Conservação e Restauro do Património Construído.

Descarregar em Pdf

Nova Carta de Atenas | 2003

A Nova Carta de Atenas propõe uma Visão da cidade coerente que pode ser atingida pelo urbanismo e pelos urbanistas, em colaboração com outros profissionais. Propõe novos sistemas de governância e pistas que permitam o envolvimento dos cidadãos nos processos de tomada de decisão, utilizando as vantagens das novas formas de comunicação e as tecnologias de informação.

Descarregar em Pdf

Carta Europeia do Urbanismo | 2013

Define os princípios para o Planeamento Urbano e um ponto de referência para todos os que têm responsabilidades ou poder sobre o futuro das cidades europeias e regiões (territórios): governos, autoridades locais, agências, sociedade civil, ONGs e setor privado.

Consultar ou descarregar em Pdf

 

Pode ainda consultar as cartas e recomendações internacionais no website da Direção Geral do Património Cultural.

Esperamos que esta informação lhe seja útil!


Pode estar interessado no nosso pacote de cursos online “Reabilitação Urbana” com os cursos Conservação e Restauro de Pedra e Conservação e Restauro de Azulejo.

 

Newsletter

Junte-se a nós nesta fantástica aventura no mundo da ARTE  HISTÓRIA  CULTURA

Ao carregar em subscrever aceita que o seu email seja utilizado somente para lhe enviar nossa newsletter bem como informações relativas às atividades de Citaliarestauro.com. A qualquer momento pode utilizar o link de cancelamento de assinatura integrado na newsletter.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Newsletter

Menu